28, 01, 18, 19, 22 e 24 04.2019

O Programa de Mentoring, Orientação Vocacional e Profissional - SAGAZ

Arranca no Município de Felgueiras para alunos/as do Ensino Secundário

Este programa, desenvolvido no âmbito do PIICIE (Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar), é direcionado aos jovens do 12º ano de escolaridade, numa fase crucial da sua vida em termos de escolhas, decisões e orientação escolar e profissional. O objetivo é estabelecer uma relação entre um/a “Mentor/a”, ou seja, um/a profissional de determinada área, que irá transmitir ao aluno/a um conjunto de aprendizagens necessárias ao desenvolvimento do seu potencial, nos vários âmbitos da sua vida pessoal, social, académica e profissional.

O programa foi acolhido com excelente recetividade junto da comunidade escolar e as primeiras Palestras de Sensibilização, a realizar pela ALENTO em regime de itinerância por todas as escolas com ensino secundário (regular e profissional, num total de 29 turmas envolvendo cerca de 600 estudantes), decorrem já nos dias:
28 de fevereiro e 1 de março (das 9:15 às 12:40) na Escola Secundária de Felgueiras;
18 de março na Escola Secundária da Lixa (das 9:15 às 11:05) e na Escola Profissional de Felgueiras (entre as 14:20 às 16:45);
19 de março na Escola Profissional de Felgueiras (das 9:00 às 11:30), na Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos (das 11:45 às 12:15) e na Escola Básica e Secundária de Airães (das 14:30 às 15:15);
22 de março na Escola Básica e Secundária de Idães (das 10:40 às 11:25).

Estas palestras têm como finalidade sensibilizar os/as jovens para o programa de Mentoring, Orientação Vocacional e Profissional, apelando à sua inscrição para um mega EVENTO que irá decorrer no dia 24 de abril de 2019 em que, através da dinâmica de um pitch, procuram convencer um/a mentor/a a seleciona-lo/a para o/a acompanhar e ajudar a gerir a sua carreira.

A todos/as os/as alunos/as que participem desta iniciativa ser-lhes-ão disponibilizadas ferramentas de empregabilidade, o chamado “Kit Emprega-te”, sendo que 30 dos/as jovens envolvidos/as serão selecionados/as para integrarem o programa SAGAZ, na relação Mestre/Aprendiz. Esta relação envolverá contactos frequentes entre ambos, favorecendo a partilha de conhecimentos, orientação em situações específicas, nomeadamente de carácter vocacional e profissional.

Atualidade 01/2018
Cm Felgueiras 2019 - Todos os direitos reservados