Viver

Águas e Saneamento

ÁGUA

O abastecimento de água potável constitui um serviço vital para o desenvolvimento da qualidade de vida das populações.

Garantir o fornecimento de água na quantidade necessária, com qualidade e a um custo socialmente aceitável, promover o desenvolvimento socio-económico e em simultâneo respeitar os valores ambientais são os grandes objetivos da Câmara Municipal de Felgueiras ao associar-se à Empresa Águas do Douro e Paiva, S.A.

Na continuidade da grande aposta da Câmara Municipal de Felgueiras na qualidade da Água, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Ferro no dia 5 de Março de 2002, localizada na margem esquerda do rio Vizela, lugar do Assento, freguesia de Jugueiros, concelho de Felgueiras, integrada no Sector Norte do Subsistema do Vale do Sousa da empresas Águas do Douro e Paiva, S. A.

A captação de água é efetuada nos rios Ferro e Vizela através de 4 bombas submersíveis, instaladas em 2 poços e drenos instalados no subleito daqueles rios.

Diariamente o caudal médio produzido é de 6.000 m3 e abastece o concelho, até 60.000 habitantes, havendo vários sistemas: Margaride (que serve cerca de 20% do concelho), Airães (que serve cerca de 20% do concelho), Idães (que serve cerca de 10% do concelho), Lixa (que serve cerca de 20% do concelho), Seixoso (que serve cerca de 4% do concelho) e Travassô (que serve cerca de 16% do concelho).

Todos os sistemas são objeto de um rigoroso plano de controlo de qualidade água aprovado pela Autoridade de Saúde e pelo Instituto Regulador de Águas e resíduos com controlos analíticos semanais.

Obras em curso de Abastecimento de Água

Ramais executados e não ligados 


SANEAMENTO

O Municipio de Felgueiras dispõe atualmente de três Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), a de Felgueiras, a da Lixa e Barrosas.

Prevê-se para este ano a conclusão de uma ETAR de Torrados, que está já adjudicada. Instaladas estão as respetivas redes de saneamento, para uma melhor cobertura do concelho.
Está em estudo o projecto da ETAR da Longra. Serão promovidas em tempo oportuno, campanhas de sensibilização para a anulação voluntária de fossas sépticas e ligação à rede logo que possível.

As questões de tratamento de afluentes e devolução de água tratada ao meio hídrico são cada vez mais globais e a Câmara Municipal de Felgueiras, atenta a esta realidade, tem uma visão de parceria com outros Municípios para o futuro.

Obras em curso de Saneamento 

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por