Viver

Aterro de resíduos industriais

Um aterro sanitário tem por missão o acondicionamento de resíduos de uma forma controlada e em harmonia com o meio ambiente.

 Empenhada em ajudar os industriais do concelho de Felgueiras e dos concelhos limítrofes a cumprirem com as diretivas da UE no tratamento de resíduos, sensibilizada em controlar os perigos para a saúde pública e para o ambiente, provocado pela lixeira, a Câmara de Felgueiras levou a cabo a construção do primeiro aterro de resíduos industriais equiparados a urbanos do país. 

É para todos uma enorme satisfação termos sabido criar condições para resolver também o grave problema dos lixos industriais do nosso concelho e estarmos hoje na fase de nos organizarmos para o melhor funcionamento e rentabilização do nosso Aterro de Resíduos Industriais, equiparados a urbanos, da indústria do calçado.

O aterro dos resíduos industriais equiparados a urbanos, localizado no lugar de Francoim, freguesia de Sendim, foi construído para o tratamento e acondicionamento de resíduos provenientes da indústria do calçado.

Nele, os resíduos são depositados em camadas sucessivas, separadas por terra, até o aterro ser fechado, impermeabilizado e arborizado, de forma a ficar integrado na paisagem.

Fizemo-nos acompanhar de fiscalização para aprovação do Gabinete de Apoio Técnico do Vale do Sousa, da Direção Geral do Ambiente e do Instituto Nacional dos Resíduos, desde a fase do projeto para garantirmos a construção de um estrutura que queremos modelar na resolução do problema sem nos criar outros.

Contactos:
jose.coutinho@cm-felgueiras.pt
aterro@cm-felgueiras.pt

 

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por