Caderneta de Cromos “A Quinta Mágica”

Ano letivo 2013/2014

 

Neste ano letivo, a CM Felgueiras criou a primeira edição da “Caderneta de Cromos – A Quinta Mágica”. Esta caderneta foi desenvolvida pelos serviços da educação da autarquia com o objetivo de permitir aos alunos um aprofundamento do conhecimento sobre as diferentes frutas e hortícolas incluídas no programa, instituindo-se como uma das medidas de acompanhamento adotadas pelo município, no sentido de promover o sucesso do projeto.

Imbuído de um espírito lúdico-pedagógico, é um livro bastante colorido e divertido, no qual se descreve as 12 personagens da Quinta Mágica, desde o Cenourinha, que é o vigilante da quinta até ao Mister Tangerina que é treinador, passando pelas amiguinhas Cerejinha, Ameixinha e Bananinha, cada qual com o seu superpoder, de acordo com a sua composição nutricional e particulares funções.
O conteúdo da caderneta é rico e bastante diversificado. Além da apresentação das características individuais de cada personagem, da ilustração da árvore/plantação de onde provém, e de um quadro-resumo ilustrado dos hortofrutícolas da época (conforme a estação do ano), apresenta uma série de outros jogos e atividades didáticas relacionadas com as personagens d’ A Quinta Mágica.
Além disso, prevê, ao longo do ano, a distribuição de uma coleção de cromos autocolantes para que cada aluno complete a sua caderneta. A entrega do cromo a cada criança implica que esta tenha, efetivamente, consumido o hortofrutícola distribuído na escola, incentivando-se assim a criança a consumir a peça de fruta/o hortícola na totalidade.
Ainda assim, o projeto foi mais longe. No mesmo ano, e com base nas personagens da caderneta de cromos “A Quinta Mágica”, foi lançado o Concurso “Histórias da Quinta Mágica”.

Ano letivo 2014/2015

 

Neste ano letivo a CM Felgueiras desenvolveu uma nova caderneta de cromos com o mesmo formato mas com um tema diferente “A Quinta Mágica – A Festa das Colheitas”. O conteúdo desta edição prevê maior informação sobre o Programa e sobre os regimes de qualidade certificada a que devem obedecer os hortofrutícolas distribuídos.
Recorte e construção de um dominó do RFE, curiosidades, um sudoku dos hortofrutícolas, um “Encontra as diferenças”, Ditados populares e trava-línguas relacionados com hortofrutícolas, um quebra-cabeças matemático e desenhos para pintar, são algumas das muitas atividades propostas.

Atualidade 01/2018
Cm Felgueiras 2019 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por