História

Até 1877, o Executivo Municipal de Felgueiras, como da maior parte dos nossos concelhos, não tinha casa própria para se reunir.

Por isso, exercia as suas funções em condições precárias, em casa do juiz eleito pelo povo ou onde, circunstancialmente, melhor conviesse.

Uma vez por outra, sem carácter permanente e sem contrariar os velhos usos e costumes da Terra, chegaria mesmo a servir-se da Câmara do Couto de Pombeiro, sita junto à portaria do Mosteiro, onde o dom Abade ouvia as apelações dos caseiros do Couto e também elegia os seus oficiais de jurisdição cível e dos órfãos.

O primeiro edifício dos Paços do Concelho de que há notícia, situava-se no prédio em que, atualmente, se instala a Caixa Geral de Depósitos.

Antes, porém, parece que ali houve um outro edifício, que fora destruído por um incêndio e que deveria ter servido para o mesmo fim.

E ali funcionou a Câmara Municipal até 1 de Junho de 1958, data em que, após demorado processo de execução de um projeto já apresentado em 1939, foram inaugurados os atuais Paços do Concelho, sitos na Praça da República.

Boletim Municipal #10 2017