Visitar

Imóvel Interesse Público

Calvário ou Via-Sacra e Capela do Encontro de Caramos
 

Belo conjunto monumental (do séc. XVIII) de quatro cruzes (barrocas) ao lado da Capela do Encontro, a mais representativa das sete capelas (dos Passos) existentes, erguido logo à saída do largo da igreja conventual.

As três cruzes da frente, com a de Cristo esculpido na do centro, representam a cena da crucificação. A de trás trata-se de um raro Pietá de pedra, que representa o inconsolável sofrimento da Mãe de Cristo, ao ver o seu filho morto, conhecida por Senhora das Angústias 

  informação IGESPAR

Nota Histórico-Artistica


 


Cruzeiro de Pombeiro
Cruzeiro de Pombeiro

Imóvel de Interesse Público (IIP), Dec. nº 44 675, DG 258 de 09 novembro 1962

ZP (50 metros)
Descrição
Elegante coluna destinada às procissões da Via Sacra e a comemorar a independência, como se lê na base, assente no largo que dá acesso à igreja e ao cemitério, sobre a plataforma de quatro degraus, base quadrangular simples, fuste fino de superfície prismática, sobre a qual pousa uma esfera e desta sai uma belíssima cruz flordelizada de ferro, que teve um Cristo também em ferro.

Informação IGESPAR

Nota Histórico-Artistica

Cruzeiro do Bom Jesus de Barrosas
Cruzeiro do Bom Jesus de Barrosas

Imóvel de Interesse Público (IIP), Dec.nº 28/82, DR 47 de 26 fevereiro 1982

ZP (50 metros)
Artística Peça de Arte, assente no largo do seu nome, freguesia de Idães, sobre a plataforma de quatro degraus, base quadrangular, fuste cilíndrico estriado e capitel saliente cunciforme rematado em esfera sobre a qual se ergue uma belíssima cruz setecentista com a figura de Cristo cravada.

Informação IGESPAR 

Nota Histórico-Artística

Igreja do Salvador de Unhão
 

Imóvel de Interesse Público (IIP), Decreto-Lei n.º 37 728, DG 4 de 05 janeiro de 1950.

ZP (50 metros)


Descrição
Igreja Românica
De planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, com torre sineira quadrangular e anexos adossados à esquerda.
Para além da fachada principal pouco conserva da primitiva construção. A decoração do pórtico apresenta a mesma ambiência e idêntica modelação do de Ferreira ou de Pombeiro. As bases, de plinto decorado, estão instaladas sobre uma sapata ala, o que denota uma época mais tardia. Altar-mor barroco de estilo nacional e retábulos da nave oitocentistas.


Informação RRVS
Informação IGESPAR


Localização
Lugar da Igreja
Freguesia do Unhão
Concelho de Felgueiras

Nota Histórico-Artistica


Observações
Clique para mais informações


Largo do Mosteiro do Bom Jesus de Barrosas e estrada municipal que nele desemboca
 

Imóvel de Interesse Público (IIP), DR 226 de 29 de Setembro de 1977

ZP (50 metros)


Descrição
É um Santuário consagrado ao Santo Cristo e tem uma romaria tradicional no dia do Espírito Santo. A história deste santuário está ligada à crença de que neste lugar, por volta de 1650 teria aparecido Cristo a um pastor chamado Domingos de França o qual, depois de emigrado para o Brasil, de lá mandou dinheiro para se erguer uma Capela e colocar nela um Cristo Crucificado. Esta Capela foi construída em 1672, mais tarde foi demolida, tendo sido decorada e adornada de moderna estatuária. A antiga imagem do Santo Cristo Milagroso (que aparece e desaparece) está guardada no cemitério por detrás da Igreja.

Nota Histórico-Artistica


Pátio nobre e jardins da Casa de Simães
 

Imóvel de Interesse Público (IIP)
Dec.nº 735/74, DG 297 de 21 dezembro 1974

ZP (50 metros)
Descrição
Espaçosa morada de casas e quinta anexa, vedada por um alto muro ameado, em que se entra por um monumental portal, encimado por artístico brasão dos Pintos, Pereiras, Silvas e Coelhos, guardado por três estátuas de guerreiros. Entre o magnifico portal e as casas, estende-se um amplíssimo terreiro, outrora um belo jardim, onde se pode admirar um excelente conjunto de esculturas de feição barrocas séc. XVIII e no pano do muro fronteiriço às casas, cinco curiosas bicas dedicadas aos cinco continentes. 
Informação IGESPAR

 

Nota Histórico-Artistica


Villa Romana de Sendim

 

Villa Romana Sendim

Imóvel Interesse Público (IIP), 
Decreto-Lei n.º 67/97 de 31 de dezembro de 1997

ZP (50 metros)
Descrição
Informação Património Arqueológico
Informações IGESPAR

Nota Histórico-Artistica


Boletim Municipal #10 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por