Notícias

Câmara Municipal de Felgueiras visita obra que acolherá até 90 pessoas

31-01-2018

Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras apresenta a nova Estrutura Residual de Fijô

“Este é um equipamento muito importante para o concelho, em especial para as pessoas de uma faixa etária mais avançada”, sublinha Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras

O Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, visitou ontem, dia 29 de janeiro, as obras da nova Estrutura Residencial de Fijô e salientou: “Este é um equipamento muito importante para o concelho, em especial para as pessoas de uma faixa etária mais avançada. Com o aumento da esperança média de vida, a maioria de nós chega a uma fase em que necessita de um maior apoio. Este género de equipamentos pode oferecer um tratamento especializado, com todas as condições e um maior conforto.”

O autarca, acompanhado pela Vereadora da Coesão e Ação Social, Rosa Pinto, e pelo Chefe de Gabinete, António Faria, foi recebido pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia, José Martins, pelo Administrador da Santa Casa da Misericórdia, Paulo Coelho e pela Diretora Técnica da Área Social, Ana Cristina Ferreira.

Paulo Coelho referiu que esta é a primeira das três fases que decorrerão no âmbito deste projeto, cujo investimento ultrapassará os três milhões de euros. “Neste momento está concluída 68% da obra, o próximo passo será a instalação dos utentes que residem no edifício antigo, no novo espaço”, acrescentou. Prevê-se que durante o mês de fevereiro as 60 pessoas do lar e os 10 utentes de centro de dia se mudem em definitivo para a nova ERPI.

No novo edifício, de acordo com as normas da Segurança Social, existem alguns quartos individuais, duplos e triplos.

A segunda fase da obra consistirá na demolição de uma parte do edifício existente, ficando apenas a casa mãe, que foi aquela que, em tempos, foi doada por uma senhora da família Vasconcelos. Esta fase consiste na recuperação de todo o edifício e no isolamento da capela tal como esta se encontrava previamente. A intervenção permitirá criar 25 lugares naquele edifício com quartos duplos e individuais.

A terceira fase da obra incidirá na reabilitação de uma casa antiga que se encontra junto à estrada. Naquele espaço, será criado um multiusos que tornará possível a ligação entre idosos, jovens e crianças, permitindo o agradável convívio entre todos.

A conclusão das obras está prevista para meados de setembro/outubro.

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2018 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por