Idosos felgueirenses em segurança

11-05-2015

A Câmara Municipal de Felgueiras em parceria com o destacamento da GNR – Felgueiras está a levar a cabo um conjunto de sessões de sensibilização nas freguesias subordinadas ao tema “ Idosos em Segurança”.

A freguesia de Sendim recebeu, no dia 04 de maio, uma ação de sensibilização que visa formar e informar a população sobre a segurança dos idosos.

Dar a conhecer o Programa Idosos em Segurança; nomeadamente perceber o que é um burlão e a forma como atuam; medidas de segurança a adotar em casa, na rua e como reagir numa situação de burla ou de assalto; a quem recorrer e atuação da GNR, são algumas das abordagens efetuadas, com o objetivo de informar e sensibilizar os/as presentes para a temática em causa e responderem de forma mais adequada e eficaz às situações do dia-a-dia e no que a esta matéria dizem respeito.
Esta é a terceira palestra de um conjunto de ações levadas a cabo em todo o concelho e que contou com a parceria da Junta de freguesia de Sendim e da SIRGO (Associação Cultural e de Defesa do Património de Sendim).
Entretanto, já foram realizadas ações na União de Freguesias de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure, bem como na freguesia de Pinheiro e estão agendadas para desenvolver em mais freguesias.
Com estas ações dirigidas a idosos, familiares e demais interessados pretende-se “dar a conhecer aos habitantes as estratégias a utilizarem para sua proteção bem como os meios que têm ao dispor para denunciar casos de idosos em situação de abandono ”, realça a vereadora da Ação Social, Carla Meireles.
Nas próximas palestras abordarão também o tema Maus-Tratos contra Idosos.
A iniciativa partiu do Espaço + Igualdade da Câmara Municipal. Este Espaço + Igualdade tem como objetivo fundamental a realização de ações de sensibilização em Igualdade de Género e Violência Doméstica para grupos estratégicos da população ainda, através do seu Gabinete de Informação e Aconselhamento Jurídico, Informar, sensibilizar e orientar os munícipes sobre questões relacionadas com o Direito, nomeadamente, Divórcio, Regulação das Responsabilidades Parentais, Pensão de Alimentos a Ex Cônjuges e Filhos, Crime de Violência Doméstica, entre outros Direitos.
Pode obter mais informação nas instalações do gabinete, sito no Edifício Vasco da Gama / Praça da República, através do nº de telefone 255318000 e ainda por e-mail espaco+igualdade@cm-felgueiras.pt.

Boletim Municipal #10 2017