Mais de 2000 pessoas passaram pela I Mostra Social de Felgueiras

08-10-2015

A Rede Social de Felgueiras realizou, em parceria com a Câmara Municipal, a I Mostra Social, nos dias 1 a 3 de outubro.

O primeiro dia ficou marcado pela presença de cerca de 400 idosos, que comemoram o Dia Internacional do Idoso. No âmbito desta celebração, os idosos participaram numa Eucaristia, seguida de um mega-almoço convívio, no Mercado Municipal.
A abertura da Mostra Social aconteceu à tarde e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, e do diretor adjunto da Segurança Social do Porto, Ângelo Oliveira, e dos presidentes da direção das 20 IPSS's representadas nesta exposição.

Inácio Ribeiro salientou o papel desempenhado pelos dirigentes e técnicos da Rede Social de Felgueiras, que demonstraram uma grande capacidade de entrega e generosidade no trabalho social que desenvolveram. Disse ainda: “Hoje quisemos trazê-los à abertura do Mercado Municipal, que está disponível a partir de hoje. É um espaço multifuncional onde se podem realizar atividades desportivas, culturais e recreativas".

O representante da Segurança Social do Porto felicitou a autarquia por agregar todas as instituições sociais do concelho nesta iniciativa e fomentar o trabalho entre elas. E apelou "Façam desta festa uma festa de cooperação social e de convívio com a comunidade."
Esta primeira Mostra Social, subordinada ao tema "Luz e Solidariedade”, teve como principal objetivo apresentar à comunidade o meritório trabalho desenvolvido pelas IPSS's de Felgueiras, no âmbito das diversas valências e serviços da área social”, proporcionando momentos de partilha e experiências. Envolveu cerca de 800 utentes de todas as faixas etárias.

O programa, durante estes três dias, foi muito diverso e permitiu associar o setor social à área cultural. Várias foram as associações e grupos locais de âmbito cultural que passaram pelo palco deste evento: houve muita animação, convívio, vários espetáculos e atuações musicais, atividades desportivas, momentos especialmente dedicados às crianças e rastreios de saúde.

A vereadora Carla Meireles, também Presidente do CLAS – Conselho Local da Ação Social, faz um balanço muito positivo desta iniciativa. A autarca disse " Considerando o excelente desempenho das instituições da Rede Social e o envolvimento da comunidade local, estou certa que este será um evento de continuidade".

Boletim Municipal #10 2017