Município de Felgueiras apoia as famílias do concelho

21-11-2013

Câmara mais solidária

Município de Felgueiras apoia as famílias do concelho

Medida prevê apoios para a aquisição de bens essenciais como produtos alimentares, medicamentos, ou eletricidade e pretende fazer a diferença no orçamento das famílias mais vulneráveis

Enquadrada numa estratégia de desenvolvimento de coesão social do concelho e atendendo ao período de crise que o país atravessa, ao qual Felgueiras não é alheio, a Câmara Municipal de Felgueiras está a apoiar financeiramente as famílias mais carenciadas. Segundo o presidente da autarquia, Inácio Ribeiro, o objetivo é “promover o aumento do bem-estar social e económico e da qualidade de vida das pessoas, particularmente das que vivem em situação mais desfavorecida”.

A medida está regulamentada e define comparticipações para suportar despesas com a renda, ou prestação mensal referente à mensalidade de empréstimo bancário; Água, gás e eletricidade; Pagamento de géneros alimentícios; Despesas com saúde, nomeadamente com consultas, medicamentos, óculos, próteses, ou fraldas; Comparticipação de despesas com transportes públicos, em situações de doença, que exijam deslocações para efetuar o tratamento, entre outras.

A vereadora da Ação Social, Carla Meireles adianta que “têm condição preferencial na atribuição dos apoios, agregados familiares em que o casal se encontre em situação de desemprego e famílias monoparentais, ambos com menores ou idosos a cargo”.

A autarca considera que apesar de o concelho se distinguir, por ter uma taxa reduzida de desempregados, os resultados não inibem o seu executivo de implementar novas medidas de apoio social dirigidas a uma franja da população vulnerável. “ Apesar de Felgueiras ser um concelho economicamente estável e de não estarem sinalizados muitos casos de pobreza, perante o período de crise que atravessamos, ninguém é alheio às dificuldades. Estes contributos podem fazer a diferença no orçamento familiar e é isso que pretendemos. Que os Felgueirenses tenham ao seu dispor meios para ultrapassarem as dificuldades mais facilmente e estejam preparados para enfrentar novos desafios e vencer os problemas”, sintetiza.

Refira-se que os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística referem que a taxa de desemprego em Felgueiras fixa-se nos 11%, muito abaixo da média nacional.

As exportações de calçado produzido em Felgueiras registaram, nos últimos 3 anos, um crescimento de 60% e o nível de desemprego baixou 40%, colocando o concelho no topo da tabela, no que respeita à fixação da população.
O apoio previsto no Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios Sociais destina-se a agregados que possuam um rendimento mensal per capita igual ou inferior ao valor estipulado para a Pensão Social do Regime Geral, fixado anualmente pela Segurança Social.

Este apoio insere-se num conjunto de medidas de apoio às famílias, implementadas pela autarquia e que abrange um elevado número de beneficiários. Uma verba prevista anualmente no orçamento municipal.

Os interessados em receber as comparticipações têm de se candidatar através de um requerimento disponivel em baixo.

download requerimento