Notícias

Município de Felgueiras Adere ao Programa “PORTUGAL A NADAR”

16-10-2018

MUNICÍPIO DE FELGUEIRAS ADERE AO PROGRAMA “PORTUGAL A NADAR”

“Sendo a natação uma modalidade desportiva muito apreciada no nosso concelho, consideramos essencial dotar Felgueiras de ainda melhores condições para esta prática (…) é fundamental promover uma natação inclusiva, de todos e para todos, através de um ensino de excelência.” – Nuno Fonseca

O Município de Felgueiras celebrou com a Federação Portuguesa de Natação (FPN) um Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo. Com a adesão a este programa “Portugal a Nadar”, o Município de Felgueiras pretende promover a certificação técnico-pedagógica das escolas de natação, procurando garantir a existência de programas diversificados e técnicos competentes para o ensino, através de metodologias de análise definidas pelo departamento técnico da FPN, destinadas a diferentes públicos-alvo: bebés, crianças em idade pré-escolar, crianças em idade escolar, até aos idosos.

Nuno Fonseca, Presidente do Município de Felgueiras, defende que “sendo a natação uma modalidade desportiva muito apreciada no nosso concelho, consideramos essencial dotar Felgueiras de ainda melhores condições para esta prática”. O autarca salienta que, a par das condições físicas, ou seja, da existência de equipamentos municipais – Piscinas Municipais em Felgueiras, Lixa e Idães –, “é fundamental promover uma natação inclusiva, de todos e para todos, através de um ensino de excelência”.


Para Nuno Fonseca, os atletas do concelho levam muitas vezes o nome de Felgueiras “além-fronteiras”. Cabe-nos “colocar à sua disposição condições para a prática regular de natação, com qualidade devidamente certificada”, acrescenta.

“Portugal a Nadar” e as vantagens para Felgueiras

O programa “Portugal a Nadar” resulta do Plano Estratégico 2014-2024 da FPN. Neste âmbito, a FPN desenvolveu, ainda, um modelo de referência para o ensino, com características adequadas ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da natação.

O processo de certificação técnico-pedagógica das escolas de natação segue metodologias de análise definidas pelo departamento técnico da FPN, que visam a melhoria contínua das escolas de natação, bem como a implementação de boas práticas e a promoção da natação de forma a assegurar uma prática estruturada e regulada.

A formação para os técnicos está alinhada com o processo de certificação, com o intuito de garantir uma formação contínua para todos os técnicos de natação, bem como a renovação das metodologias e implementação das melhores práticas usadas na atual realidade.

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2018 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por