Tribunal de Contas aprova a colocação do relvado sintético no Campo de Jogos da Lixa

23-07-2014

O Tribunal de Contas visou o processo de construção do relvado sintético a instalar na Zona Desportiva da Lixa, dando luz verde à autarquia e ao Futebol Clube da Lixa para avançarem com a empreitada.

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, expressou grande satisfação com a notícia e realçou que: “o visto do Tribunal de Contas é o culminar de uma longa luta que temos vindo a travar, de forma determinada, para que a população da Lixa tenha um Parque de Jogos que reúna todas as condições e a sua população possa desfrutar dele”.
Está a decorrer a 2ª fase das obras de construção dos balneários do campo de jogos da Lixa e, depois de concluídas, este parque desportivo ficará dotado das infraestruturas necessárias a uma utilização condigna para quem utiliza este espaço para a prática desportiva, por forma a substituir os balneários pré-fabricados existentes, bastante degradados.
O edifício está a ser dotado de 4 balneários, equipados de instalações sanitárias e 6 duches, dois balneários para equipas de arbitragem, que permitam a realização de jogos oficiais consecutivos, duas arrecadações, uma sala de reuniões, um gabinete médico e casa das máquinas.
A estrutura do edifício está dimensionada para poder ser dotada de bancadas sobre os balneários e sanitários para o público.
Os balneários têm uma arquitetura moderna e funcional e os acabamentos atuais, dignificam o espaço desportivo onde se vão inserir.

Forte Aposta da Autarquia no Desporto
A reabilitação da Zona Desportiva da Lixa, construção de balneários e instalação de relvado sintético, implica um investimento que ronda um milhão de euros, e insere-se no Plano de Desenvolvimento Desportivo Municipal que prevê dotar os equipamentos de melhores condições para as diversas atividades desportivas.
No dia 15 de julho tiveram início as obras de requalificação do Parque Desportivo do CRP de Barrosas, totalmente suportadas pela autarquia e que resultam de um investimento de 672 mil euros. A intervenção consiste na colocação do piso em relva sintética, no arranjo dos espaços envolventes ao campo de jogos e na pavimentação da pista de atletismo.

A Câmara Municipal atribui subsídios anuais aos clubes que rondam os 150 mil euros.
Os apoios para a corrente época contemplam o pagamento de inscrições dos clubes e dos atletas, exames médicos, entre outras comparticipações financeiras, e a verba é atribuída de acordo com a modalidade, número de atletas de formação, camadas jovens e mérito desportivo na época anterior.
Além da componente financeira, os clubes contam ainda com a colaboração da autarquia através da cedência de equipamentos e de transportes, resultante de um investimento superior a meio milhão de euros.

Boletim Municipal #9 2016