Câmara apoia associações culturais do concelho

21-02-2014

Estão abertas as candidaturas para todos os agentes culturais que têm contribuído para a dinâmica cultural do concelho. Os interessados devem apresentar o requerimento e a documentação mencionada no regulamento até ao dia 31 de Março.

A vereadora da Cultura, Carla Meireles, considera este apoio financeiro importante para o desenvolvimento do trabalho das entidades culturais do município e realça o facto de a autarquia privilegiar na sua agenda cultural a participação de instituições da terra. “Felgueiras tem um património cultural rico e que queremos preservar e divulgar nas variadíssimas ações que promovemos. Os programas culturais da autarquia estão muito direcionados para a divulgação das atividades desenvolvidas pelas nossas associações e é dessa forma que continuaremos a trabalhar”.

A autarca valoriza as parcerias e menciona o facto de a Câmara Municipal colaborar com todas as instituições que apresentem projetos enriquecedores. “O trabalho em parceria enriquece todos os envolvidos daí estarmos disponíveis para colaborar. A cultura ganha com isso, os espetadores ampliam os seus conhecimentos e o concelho sai fortalecido”.
O apoio logístico garantido pelo município nas diferentes atividades é também referenciado pela vereadora.
Segundo o regulamento, este subsídio destina-se ao apoio de agentes culturais não profissionais : as Bandas Filarmónicas; as Escolas de Música; os Grupos e Ranchos Folclóricos; as Associação e Coletividades de Cultura e Recreio e outras entidades que desenvolvem atividades de reconhecido interesse cultural.

Os montantes dos apoios financeiros a conceder aos agentes culturais são determinados em função da prossecução dos objetivos a que se refere o artigo 3º e de acordo com a história, a notoriedade pública e a contribuição que os agentes culturais têm dado para a dinâmica cultural do município.

Ficaram estabelecidos os seguintes valores: Bandas Filarmónicas e Conservatório de Música de Felgueiras – 13.500€; Grupos e Ranchos Folclóricos Federados – 1.350€; Grupos e Ranchos Folclóricos não Federados – 1.100 €; Associações e coletividades de Cultura e Recreio – 450€; Outras entidades que desenvolvam atividades de reconhecido interesse cultural – 300€.~

O regulamento define também que as associações e coletividades de cultura e recreio poderão, de acordo com as disponibilidades existentes, usufruir anualmente de um transporte gratuito, através de autocarro municipal cedido para participarem em iniciativas culturais que se realizem no território português do continente.

Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural

Boletim Municipal #9 2016