Câmara atribui € 241.500 de subsídios a 12 associações

12-07-2017

- Autarquia deliberou também isenções de taxas a comissões de festas e instituições

A Câmara Municipal de Felgueiras deliberou, na sua reunião do passado dia 6, atribuir subsídios a doze associações e instituições do concelho, cada uma com destaque na sua ação específica: na vertente cultural, sócio-recreativa ou de desenvolvimento social.
O montante global dos subsídios ascendeu a € 241.500. A atribuição dos apoios teve em consideração as necessidades de cada agremiação: como comparticipação para a realização de obras, para aquisição de viatura ou a título de subsídio extraordinário.
Com efeito, foram as seguintes as associações que receberão apoio para obras: ADIB – Associação para o Desenvolvimento Integral de Barrosas, Associação de Beneficência “Casas de S. Vicente de Paulo”, Associação de Caçadores da Cidade da Lixa, Casa do Povo da Lixa, Casa do Povo da Longra, CERCIFEL, Fábrica da Igreja de Santa Maria de Idães e Rancho Folclórico “Pegadinhas do Ribeiral”. Para aquisição de viatura foram subsidiadas as seguintes agremiações: AdesBorbag, Casa Senhora do Alívio – Associação de Desenvolvimento Social, e Cooplixa – Cooperativa do Bordado da Lixa, CRL. A Associação para o Desenvolvimento Social da Freguesia de Margaride recebeu subsídio a título extraordinário.

Isenção do pagamento de taxas a comissões de festas e instituições

A autarquia deliberou ainda, na mesma reunião, apoiar a realizações de treze eventos festivos e sociais no concelho, atribuindo a isenção de taxas das licenças sobre a ocupação da via pública, ruído e, entre outras, de recinto improvisado.
Foram as seguintes as comissões organizadoras que solicitaram as referidas isenções para os seus eventos: festas em honra de S. Pedro e S. Sebastião (Torrados), de Santa Marinha (Pedreira), de Santa Comba (Regilde), de S. Tiago (Rande), de S. Cristóvão (Lordelo), de Santa Maria (Pombeiro e Vila Fria), do Divino Salvador (Unhão e Vila Cova da Lixa), da Nossa Senhora da Aparecida (Pinheiro) e de S. Miguel (Varziela).
O Centro Infantil de Borba de Godim e a Casa de Acolhimento Lar Maria Viana (Misericórdia de Felgueiras) ficaram isentos das taxas de utilização do auditório da Casa da Cultura da Lixa e do Parque de Campismo de Vila Fria, respetivamente.