Notícias

Câmara Municipal de Felgueiras alarga os critérios de seleção para apoiar todas as associações que dinamizam a cultura do concelho

07-02-2013

A Câmara Municipal de Felgueiras acaba de aprovar a alteração do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo e as candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 31 de março.

De modo a contribuir para o desenvolvimento da cultura do concelho, a autarquia volta a atribuir comparticipações financeiras a associações culturais do concelho.

Este ano, o pelouro da Cultura quis ir mais longe e apresentou em reunião de Câmara uma proposta para a alteração do regulamento, que alarga os seus critérios quer para instituições que tenham a sua sede no município, quer para as entidades que desenvolvem atividades consideradas relevantes na área do município, a nível cultural.

O documento foi aprovado pelo executivo.

A vereadora da Cultura, Carla Meireles, na apresentação da proposta explicou que com esta alteração “ queremos que todas as instituições da área do município de Felgueiras que desenvolvam ações culturais fundamentadas tenham acesso ao subsídio”.

A autarca realçou na proposta que: “O município de Felgueiras tem um importante património cultural que é destacado não só nas atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal, mas também, em iniciativas promovidas por entidades privadas e com este apoio monetário pretende-se contribuir para a consolidação de todos os agentes culturais”.

Refira-se que estão abertas as candidaturas e os interessados devem apresentar o requerimento e a documentação mencionada no regulamento até ao dia 31 de Março.

Segundo o que consta no regulamento, são considerados agentes culturais: as Bandas Filarmónicas; as Escolas de Música; os Grupos e Ranchos Folclóricos; as Associação e Coletividades de Cultura e Recreio e outras entidades que desenvolvem atividades de reconhecido interesse cultural.

Os montantes dos apoios financeiros a conceder aos agentes culturais são determinados em função da prossecução dos objetivos a que se refere o artigo 3º do regulamento e de acordo com a história, a notoriedade pública e a contribuição que os agentes culturais têm dado para a dinâmica cultural do município.

O documento define também que as associações e coletividades de cultura e recreio poderão, de acordo com as disponibilidades existentes, usufruir anualmente de um transporte gratuito, através de autocarro municipal cedido para participarem em iniciativas culturais que se realizem no território português do continente.

Para mais informações consulte o regulamento no menu Informação Oficial / Regulamentos e Posturas / Cultura e Educação.

O formulário de Requerimento de Concessão de Apoio ao Associativismo Cultural, pode obtê-lo através do menu Informação Oficial / Formulários / Cultura.

 

 

 

Boletim Municipal #10 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por