Câmara Municipal de Felgueiras atribui mais de 78 mil euros aos Bombeiros do concelho

24-03-2016

As Corporações de Bombeiros de Felgueiras e Lixa vão receber subsídios da autarquia para permitir que continuem a assegurar a sua missão de socorro e de apoio à população.

O Executivo da Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na sua reunião de 17 de março, e por proposta do vereador com o pelouro da Proteção Civil, Francisco Cunha, a atribuição de um subsídio às corporações dos Bombeiros voluntários do concelho, que, ao todo, totaliza o montante € 78.100, pago durante o ano de 2016.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras vai receber € 45.100 e a da Lixa € 33 mil.
Francisco Cunha justifica o apoio aos “soldados da paz” sublinhando que: “São instituições que se distinguem pelos serviços que prestam à comunidade e à causa pública atuando em situações de emergência e catástrofe e são os principais intervenientes na defesa, socorro e segurança dos cidadãos”.
Na proposta apresentada, o vereador refere também: “As corporações de Bombeiros apresentam dificuldades de ordem financeira para de uma forma empenhada, eficaz e rápida responderem às inúmeras solicitações. Além de toda a atividade regular de apoio e socorro a pessoas e bens, estas associações participam ativamente nas reuniões do Conselho Municipal de Segurança e nas comissões de Proteção Civil e da Defesa da Floresta contra incêndios, onde se definem políticas” inerentes à missão e objetivos destas comissões.

Boletim Municipal #9 2016