25 de Abril assinalado em Felgueiras

17-04-2014

cartaz

O município de Felgueiras homenageia a Comissão Administrativa que geriu a Câmara, entre agosto de 1974 e os finais de 1976.

Para comemorar os 40 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Felgueiras organizou uma série de atividades cívicas e culturais que decorrem, entre os dias 24 e 26 de abril, nas cidades de Felgueiras e da Lixa.

Como principal novidade do programa, a autarquia vai homenagear, no dia 25, pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Comissão Administrativa que geriu a Câmara entre abril de 1974 e os finais de 1976 e que tomou posse poucos dias após o Golpe de Estado em plenário popular em frente ao edifício dos Bombeiros Voluntários.

Essa comissão, até à realização das primeiras eleições autárquicas, era composta por figuras gradas do concelho e de diversas sensibilidades políticas da altura: Presidente – José Maria Machado de Matos; vogais – António Castro, António Joaquim de Sousa, Pe. António Leite da Fonseca Durães, Ernâni Ferreira Bastos, Júlio Teixeira Martins e Mário Pinheiro de Magalhães.

A homenagem culminará com uma exposição alusiva à efeméride.

No dia 25 de abril, durante a manhã, realizar-se-á atividades físicas em frente ao edifício municipal.

Mas o programa festivo abrirá na noite do dia 24, quinta-feira, pelas 21h00, no auditório da Casa das Artes, com o concerto de Helena Sarmento, a conhecida figura nacional do chamado Fado Azul, que cantará também canções de Abril. Durante este concerto será feita a entrega do V Concurso de Espantalhos 2014 - Os Trajes do Séc. XVI.

O programa comemorativo do 25 de abril encerrará na cidade da Lixa, no sábado, dia 26 pelas 21h00, na Casa da Cultura, com mais um importante momento musical, que será antecedido por uma apresentação do livro “O Regime de Acesso ao Direito e aos Tribunais”, da autoria da advogada Estela Moreira. O concerto, protagonizado pelo grupo do Porto “Uma Vontade de Música, será preenchido com o percurso musical de José Afonso.

O coletivo é composto por figuras conhecidas de divulgação musical, principalmente na rádio portuguesa: Octávio Fonseca, Guilhermino Monteiro, Pedro Ramajal, Carla Pontes, João Mesquita, Celeste Ramos e Inês Salselas.

Boletim Municipal #10 2017