Câmara concede Medalha de Ouro a quatro figuras por elevados préstimos ao concelho

07-10-2014

A Câmara Municipal de Felgueiras atribuiu a Medalha de Ouro do concelho a quatro figuras – duas individuais e duas coletivas – por elevados préstimos a Felgueiras, considerados excecionais, dos quais resultaram benefícios materiais e culturais para o concelho – três na área da Educação e uma a nível do associativismo autárquico.

Os agraciados são Eurico Lemos Pires (na foto), Luís Soares, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF) e a Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA).

As quatro distinções foram propostas pelo presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, na reunião de 2 de outubro do Executivo municipal. O ato solene de entrega das medalhas será no dia 15, pelas 21 horas, evento integrado na sessão evocativa dos 500 anos da Outorga do Foral.

Eurico Lemos Pires, antigo docente da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico do Porto (IPP), já aposentado, foi o responsável pelo projeto de criação e pela localização em Felgueiras da ESTGF. O professor universitário foi o primeiro Diretor deste estabelecimento de ensino, sendo-lhe reconhecido o papel que desempenhou na sua criação e implementação. Em 2009, a ESTGF atribuiu o nome do docente universitário ao seu edifício principal; o IPP, em 2013, reconhece o seu elevado valor com o título de Professor Emérito.

Luís de Jesus Santos Soares, atualmente Professor catedrático aposentado da Universidade do Minho e Provedor do Estudante do IPP, é doutorado pela Universidade de Birmingham (Reino Unido). Como diretor do IPP, acompanhou e teve um papel muito importante em todo o processo que culminou na criação da ESTGF.

A ESTGF, estabelecimento de ensino superior do IPP, foi criada por decreto-lei n.º 264/99, que ampliou a rede do Ensino Superior Politécnico Público, tendo iniciado as suas atividades escolares no ano letivo de 1999/2000, com o curso de licenciatura Bietápica em Ciências Empresariais. Ao fim de 15 anos, a ESTGF é a instituição que desempenha papel importante na democratização do acesso ao ensino superior no concelho e na região, garantindo a formação dos jovens e incremento da investigação.

A Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA), constituída a 15 de julho de 1989, tem pautado a sua ação nas áreas da promoção do desenvolvimento económico, social e ambiental; na conceção e execução de projetos de valorização dos recursos do Vale do Sousa; na proteção e promoção do património histórico, cultural e turístico da região e no desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento no Vale do Sousa. É constituída pelas seguintes autarquias: Felgueiras, Castelo de Paiva, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Lousada.

Boletim Municipal #9 2016