Notícias

Câmara de Felgueiras admite recurso aos tribunais sobre proposta de reestruturação de abastecimento de água

20-05-2015

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, conjuntamente com os presidentes dos municípios que também compõem o corpo acionista das Águas do Noroeste, SA (Lousada, Amarante, Barcelos, Celorico de Basto, Fafe, Guimarães, Vizela, Vila Nova de Famalicão e Baião), solicitou, com caracter de urgência, uma Assembleia Geral extraordinária desta empresa, no sentido de reforçar a sua posição contra a proposta do Ministério do Ambiente para a reestruturação do setor das águas e saneamento. O projeto, denominado Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Norte de Portugal, tem como propósito agrupar todas as entidades gestoras numa só – Águas do Norte, SA –, mas que poderá implicar o aumento do preço da água nos municípios, face a tarifas uniformizadas, não tendo em conta a realidade económico e social de cada concelho.

No início do ano, o Executivo felgueirense deliberou, em reunião de Câmara e por unanimidade, e anunciou em conferência de imprensa um parecer desfavorável desta proposta do Governo, prometendo levar o assunto “até às consequências que se imponham na defesa dos munícipes”. A Câmara Municipal de Felgueiras está contra esta reestruturação porque receia os aumentos do custo da água para os felgueirenses.

Com efeito, desta vez, os municípios acionistas das Águas do Noroeste, SA, de que Felgueiras faz parte, decorrido o tempo de espera quanto ao resultado da posição pública veemente assumida, vão mais longe. Na ordem de trabalhos da Assembleia Geral extraordinária solicitada, os municípios acionistas requerem discutir e aprovar três deliberações: a primeira, sobre a fusão anunciada; a segunda, propondo a extinção do referido projeto; a terceira, levar o assunto às instâncias judiciais, no sentido de ser suspenso o processo legislativo e administrativo em curso.

Boletim Municipal #9 2016
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por