Câmara de Felgueiras reduziu 6,5 milhões à dívida

19-04-2013

O executivo camarário aprovou o relatório de contas do município de 2012, onde se constata o rigor da gestão financeira da autarquia. O documento de Prestação de Contas espelha uma situação muito saudável e equilibrada das contas do município, que no último triénio se vêm consolidando, fruto de uma gestão rigorosa e responsável

O presidente da Câmara Municipal realça que “Apesar das dificuldades e desafios impostos ao Município no ano de 2012, as contas espelham uma situação equilibrada e positiva, tendo contribuído para este resultado os responsáveis políticos, entidades e instituições parceiras, bem como os colaboradores da autarquia, a quem deixo o meu reconhecimento”.

As taxas de execução orçamental continuam a ser crescentes evidenciando a preocupação do executivo de elaborar documentos previsionais rigorosos e realistas.

Salienta-se a diminuição de 6,6% da despesa corrente (1,6 milhões de euros) relativamente ao ano anterior no que respeita às despesas de pessoal e aquisição de bens e serviços. Esta política de otimização de meios e recursos traduziu-se num forte aumento da poupança corrente na ordem dos 162%, refletindo um auto-financiamento destinado a investimento.

Os investimentos aumentaram 2,3 milhões de euros (21%) e refletem o volume de obras em curso que irá dotar o concelho de melhores infraestruturas e equipamentos essenciais ao crescimento e desenvolvimento sustentado.

Em 2012 o endividamento sofreu uma redução de 6,5 milhões de euros (33%) tanto ao nível de médio e longo prazo – empréstimos bancários, como de curto prazo - fornecedores e empreiteiros.

O Saldo da Gerência transitado para o ano seguinte aumentou 25% e patenteia a situação de equilíbrio das contas.

O Município de Felgueiras, cumpriu os limites de endividamento a que estava sujeito, tanto no que se refere ao endividamento líquido, como ao endividamento de médio e longo prazo.

Todos estes fatores positivos foram atingidos, sem que a autarquia tenha recorrido no atual mandato à contratação de novos empréstimos de médio e longo prazo.