Câmara festejou a Revolução dos Cravos

27-04-2015

A Câmara Municipal de Felgueiras comemorou o 41.º aniversário do 25 de Abril de 1974, durante todo o dia da efeméride histórica, no sábado, com um conjunto de iniciativas, que contou com a boa adesão de pessoas.

As celebrações tiveram início na sexta-feira à noite, na Casa das Artes, com o Encontro de Tunas “Livres para Ajudar”, inerido no programa “A Juventude Marca o Ritmo”.

No sábado, de manhã, realizou-se em Idães um Epic Trail Solidário (ADIB). Na cidade de Felgueiras, no jardim da Praça da República um conjunto de atividades físicas deu vida à festa da Liberdade. O momento alto aconteceu de tarde, na Biblioteca e Arquivo Municipal, com um concerto musical alusivo, com canções de Abril – Helena Mendes (vocalista) e José Mendes (viola) –, precedido da inauguração de uma exposição sobre os presidentes da Câmara entre 1834 e 1910. A sessão cultural terminou com a distribuição de cravos vermelhos por todos os presentes e a entrega dos prémios do Concurso de Espantalhos 2015.

Nesta sessão cultural, o presidente da autarquia, Inácio Ribeiro, enalteceu o regime democrático implantado em 25 de Abril de 1974 e considerou que, “apesar de todos os defeitos e lacunas que possa ter, este regime é o melhor que tivemos até hoje”. Como tal, Inácio Ribeiro apelou à participação de todos no aperfeiçoamento da democracia e felicitou “todos os homens e mulheres que trabalham em prol da comunidade, prova evidente de que a democracia existe”. Na entrega dos prémios, enalteceu as parcerias das associações e instituições do concelho, com as quais o Executivo municipal trabalha “em salutar espírito de colaboração e confiança”.

Boletim Municipal #10 2017