Câmara Municipal de Felgueiras atribuiu medalhas a funcionários e a ilustres felgueirenses

20-10-2016

_DSC8074

_DSC8133

_DSC8199

A Câmara Municipal de Felgueiras entregou, no dia 15 de outubro, medalhas de Serviço e Comportamento Exemplar a funcionários, numa cerimónia que decorreu na Casa das Artes de Felgueiras com mais de duas dezenas de homenageados.

Na sessão, realizada na data em que se celebrou o 502º aniversário da outorga do Foral a Felgueiras, foram distinguidos todos os trabalhadores municipais que completaram 25 anos de serviço e foram homenageados cinco ilustres felgueirenses que se destacaram nas mais diversas áreas.

O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro enfatizou que “os colaboradores ao serviço do município exercem funções que contribuem para o crescimento e desenvolvimento de concelho, nas suas diversas vertentes”.

O autarca destacou ainda “A forma dedicada, empenhada, zelosa e competente, com que trabalhadores do município de Felgueiras têm desempenhado as suas funções, contribuindo para a prestação de um serviço publico municipal de qualidade e excelência”.

Esta homenagem aos colaboradores resulta de uma proposta apresentada pelo Sr. presidente da Câmara Municipal, Dr. Inácio Ribeiro, e aprovada por unanimidade, no dia 06 de outubro de 2016, no sentido de atribuir uma medalha de Serviço e Comportamento Exemplar, em prata, a todos os colaboradores municipais, que tenham completado 25 anos de serviço, ou que se tenham aposentado nos anos de 2015 e 2016.

Inácio Ribeiro atribuiu também uma medalha de mérito Municipal a cinco felgueirenses que se dedicaram a instituições publicas durante décadas “contribuindo para a coesão social e identidade das comunidades locais, na esfera da promoção e salvaguarda dos interesses próprios das populações que contribuem atribuições dos respetivos serviços”.

Foram homenageados, Zeferino Ribeiro, um homem que se dedica à causa associativa na área do desporto, há mais de 40 anos e integrou a Junta de Freguesia durante mais de duas décadas.

João António Carvalho, foi pioneiro e grande impulsionador do associativismo empresarial, desempenhou um papel preponderante na criação da Associação Comercial de Felgueiras. A nível autárquico, presidiu à Comissão Administrativa da então Junta de Freguesia de Várzea e ocupou um lugar como membro da Assembleia Municipal de Felgueiras.

Aureliano de Sousa Martins é, há mais de 25 anos, o promotor, desde a primeira “Comissão de Festas”, da festa e convívio da multidão de condutores de veículos e de motoristas profissionais em honra do santo padroeiro desta atividade, S. Cristóvão. Tem prestado apoio abnegado a várias instituições do concelho.

Deolindo Sousa da Costa, é presidente da Associação Desportiva de Várzea, agremiação de formação de base que promove várias modalidades desportivas e escalões de futebol. Deolindo Sousa da Costa foi presidente da Assembleia da Freguesia de Várzea durante quatro mandatos.

Carlos Alberto Mendes, é treinador de atletismo na carreira de fundo e de meio-fundo no União Desportiva de Várzea. Em 2007 foi reconhecido como Treinador do Ano Revelação, pelo Instituto do Desporto de Portugal; em 2013 e 2015 a Associação de Atletismo do Porto atribuiu-lhe a distinção de Treinador do Ano; e, também em 2105, recebeu o título de Treinador do Ano dos Escalões Juvenis, pela Federação Portuguesa de Atletismo.

A atribuição das Medalhas de Mérito Municipal foi aprovada por unanimidade na reunião da Câmara Municipal realizada, no dia 06 de outubro de 2016.