Câmara Municipal de Felgueiras com novas estratégias promocionais do empreendedorismo e dos produtos locais

20-03-2014

O Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro tem dedicado a sua agenda ao empreendedorismo e desenvolvimento económico, um trabalho de representação do município no estrangeiro com visitas a exposições projetos e reuniões com empreendedores na agenda.

Nas suas deslocações o autarca tem sido recebido por vários representantes de entidades com influência na dinamização da economia na Europa.
No passado fim-de-semana, o presidente da autarquia, Inácio Ribeiro e o vereador Francisco Cunha deslocaram-se com uma comitiva do concelho a Londres, onde decorreu uma mostra de produtos regionais para importadores ingleses e portugueses radicados em Londres.
O presidente da Câmara Municipal reuniu com o embaixador de Portugal em Londres, João de Vallera e realçou a qualidade dos produtos fabricados em Felgueiras.
Entre outros produtos, destacou a qualidade do vinho verde, do Kiwi e dos doces regionais e realçou o pão-de-ló de Margaride.
Esta deslocação resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a Associação Empresarial de Felgueiras e a Embaixada Portuguesa em Londres.

Calçado produzido em Felgueiras esteve em destaque também em Itália

No início março, o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras deslocou-se, com a vereadora das Atividades Económicas, Adelina Silva, a uma das maiores e mais prestigiadas feiras de calçado do mundo, a MICAM, realizada em Milão.
Estiveram presentes na maior feira do mundo do setor do calçado 31 empresas de Felgueiras a apresentar as suas coleções.
O autarca, perante a presença do ministro da Economia, Pires de Lima, sublinhou o trabalho dos empresários felgueirenses e referiu que a Câmara Municipal estará sempre ao lado dos empresários para promover o empreendedorismo enquanto modelo de desenvolvimento do concelho e alertou o poder central para a necessidade de investir nos concelhos que têm contribuído ativamente para que o país ultrapasse a crise.
“Felgueiras destaca-se pelo volume de vendas ao exterior que representam 577 milhões de euros. Os dados apresentados pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) referem que as exportações de calçado de Felgueiras registaram, nos últimos 3 anos, um crescimento de 60% e o nível de desemprego reduziu 40% colocando o concelho no topo da tabela no que respeita à fixação da população. Estes números revelam a capacidade das nossas empresas e é fundamental o apoio estatal para criar melhores condições aos empresários e dinamizar ainda mais este setor”.
Inácio Ribeiro salientou o facto de o concelho de Felgueiras ter o maior número de expositores do país e referiu que projeto da autarquia assenta num trabalho de parceria com toda a comunidade no sentido de tornar Felgueiras num concelho melhor e mais dinâmico. “A nossa política passa não só por criar infraestruturas, mais modernas e diversificadas, que proporcionem uma melhor qualidade de vida à população, mas também por nos aliarmos aos empresários numa troca de conhecimentos que favoreçam a modernização, a promoção e a competitividade das nossas indústrias, as quais são fundamentais para garantir o nível de vida das pessoas”, realça.
As estatísticas atestam que a mudança radical da distribuição do emprego por níveis de qualificação no concelho de Felgueiras nos últimos anos foi um dos fatores que mais permitiu suportar o desenvolvimento do sector ao nível local.
Atualmente, as centenas de empresas de calçado instaladas no concelho garantem 12.500 postos de trabalho.
A MICAM 2014 contou com a presença de mais de 1600 expositores e é uma feira que reúne em Milão clientes de todo o mundo, desde russos a chineses, americanos, japoneses e árabes, num total de 40 mil visitantes profissionais.

Boletim Municipal #9 2016