Câmara Municipal de Felgueiras fomenta a igualdade de género

10-04-2013

Ação de formação dirigida a trabalhadores da autarquia pretende contribuir para o melhoramento da qualidade de serviços a prestar à população.

A Câmara Municipal de Felgueiras está a promover ações de formação, dirigidas a colaboradores, subordinadas ao tema “Igualdade de Género na Vida Local”, uma iniciativa que pretende fomentar a consciência e responsabilidade social e cívica em Igualdade de Género, na sua estrutura organizacional da autarquia, contribuindo desta forma para o melhoramento da qualidade do serviço a prestar à população.

A implementação do referencial de formação denominado “Igualdade de Género na Vida Local” tem como objetivo capacitar formandas e formandos em matéria de Igualdade de Género, com vista à implementação do Plano Municipal de Felgueiras para a Igualdade, na promoção da Igualdade de Género.

A ação visa igualmente, implicar os recursos humanos da própria autarquia, dotando-os com competência e conhecimentos em matéria de Igualdade de Género nos vários domínios da intervenção pública local e ainda Capacitar outros agentes da Rede Social.

O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro salienta a importância do envolvimento de todos pela obtenção da igualdade de género, nas diferentes vertentes, económica, social, politica, cívica, cultural. “Na sociedade atual ainda existem muitas assimetrias entre homens e mulheres, e esta autarquia como entidade estimuladora do desenvolvimento local está a trabalhar no sentido de promover a igualdade sem discriminação em função do género. Só trabalhando juntos e tendo as mesmas oportunidades, homens e mulheres, teremos uma sociedade mais moderna, mais consistente, mais empreendedora, mais dinâmica e mais justa”, realça.

Esta ação realiza-se no âmbito da candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao POPH tipologia 7.2 – Planos Municipais para a Igualdade.

Assim, a implementação de um Referencial de Formação em Igualdade de Género para públicos estratégicos quer dentro da sua estrutura quer fora dela (parceiros da Rede Social) é uma das ações do projeto e que se reveste de grande importância na formação e qualificação de todos os que dele beneficiarem.

São beneficiários da ação elementos do Executivo Diretores /Diretoras de Departamento, chefes de Divisão o outros Colaboradores em Setores Chave, Técnicos Superiores, Assistentes técnicos e Assistentes Operacionais e ainda parceiros da Rede Social.

Decorrerá em simultâneo no Auditório da Câmara Municipal e casa das Torres.

O Curso de Formação, efetua-se durante o mês de abril, tem a duração de 18 horas e é ministrado por formadores do CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social.

Paralelamente encontra-se a decorrer a elaboração de um Diagnóstico em Igualdade de Género. Neste âmbito, pretende-se conhecer a situação da Câmara Municipal de Felgueiras no domínio da igualdade de mulheres e de homens, na ótica dos seus trabalhadores e das suas trabalhadoras.

Constará da sua metodologia o recurso a um inquérito por questionário dirigido a trabalhadoras e trabalhadores de diversas unidades orgânicas da autarquia. A realização do diagnóstico é da responsabilidade do CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social e decorre também no âmbito do Projeto Plano Municipal para a Igualdade.