Câmara Municipal de Felgueiras subsidia as coletividades desportivas do concelho

08-03-2013

Valor global de subsídios ronda os 150 mil euros

Os apoios para a corrente época contemplam o pagamento de inscrições dos clubes e dos atletas, exames médicos, entre outras comparticipações financeiras, e a verba é atribuída de acordo com a modalidade, número de atletas de formação, camadas jovens e mérito desportivo na época anterior.

A Câmara Municipal de Felgueiras aprovou, na última reunião de Câmara, a abertura de novos prazos de candidaturas aos apoios desportivos.

Os clubes e associações desportivas sedeados em Felgueiras devem apresentar a sua candidatura aos apoios financeiros até ao dia 29 de março, na Divisão da Educação, Juventude e Ação Social, e os subsídios serão atribuídos em maio e em agosto de 2013.

Na proposta, o vereador do Desporto, João Sousa, sublinha que, “apesar de os constrangimentos financeiros que o país atravessa, a autarquia continuará o seu trabalho de redefinição de prioridades ajustando as medidas de contenção às possibilidades”. O autarca sustenta que “este apoio e estímulo aos clubes e associações desportivas é fundamental na medida em que são células base do associativismo desportivo que, para além de portadoras de uma entidade social forte, são polos dinamizadores da prática desportiva e espaços ocupacionais de muitos jovens”.

A verba a conceder é definida de acordo com vários critérios: e em função da história e tradição dos clubes ou modalidades no concelho, do contributo dos clubes/associações para o desenvolvimento desportivo local, regional e nacional, do impacto popular dos clubes e das modalidades que praticam, da dinâmica e dos índices de crescimento das modalidades no panorama desportivo local, regional e nacional e do envolvimento de praticantes dos escalões de formação.

A proposta do vereador refere ainda que “tendo em consideração o adiantado da época desportiva e o facto de os clubes e associações já terem efetuado o pagamento de alguns exames médico/desportivos e inscrições dos clubes e atletas nas associações e federações desportivas e em competições oficiais, que tais comparticipações previstas nos artigos 3.º e 4.º do Regulamento de Apoio ao Desporto Amador, sejam efetuadas através de reembolso, pelo custo que o município teria com os mesmos nos termos ali previstos, aos clubes e associações que os tenham suportado, mediante a entrega do respetivo documento de despesa (em sede de candidatura) e após celebração de contrato-programa de desenvolvimento desportivo”.

Os clubes continuarão a contar com a colaboração da autarquia através da cedência de equipamentos e de transportes.

Pode obter o formulário e mais informações no menu Informação Oficial / Formulários / Desporto .

Para mais informações/regulamento consultar a deliberação

Boletim Municipal #9 2016