Centenário da chegada da linha férrea ao concelho

03-06-2014

_DSC7712

_DSC7745

_DSC7760

_DSC7770

_DSC7778

_DSC7791

_DSC7797

_DSC7816

_DSC7818

_DSC7821

_DSC7832

_DSC7846

_DSC7853

A Longra comemorou o centésimo aniversário da chegada do comboio àquela localidade na presença de inúmeros longrenses e convidados.

O Presidente da Câmara, Inácio Ribeiro presidiu à sessão solene das comemorações, fazendo-se acompanhar do presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho, do pároco Abílio dos Vereadores João Sousa e Paulo Rebelo.
Inácio Ribeiro descerrou a placa comemorativa e evocou o impulsionador da chegada do Caminho-de-ferro até à Longra, no dia 10 de maio de 1914, o Conselheiro Barbosa Mendonça, nascido em Rande, a 7 de dezembro de 1858 e falecido a 3 de Agosto de 1932 na mesma freguesia. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi administrador do Concelho e Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras de 1893 a 1901.
O autarca mencionou que: “o concelho há cem anos estava na vanguarda e, 100 anos depois, voltamos a destacar-nos, porque estamos na linha de frente no que respeita a empreendedorismo”.
O edil considera que “os felgueirenses sempre foram gente de trabalho e esforçada que lutaram pelo progresso deste concelho, por isso merecem que cultivemos o conhecimento da nossa história para ficarmos todos mais ricos e orgulhosos da nossa terra”.
Na altura, Inácio Ribeiro realçou que a Longra foi um polo de referência cultural e industrial no concelho e sublinhou que “no que depender da autarquia, tudo será feito para que esta área volte a destacar-se nas mais diversas atividades”, pois considera que “os homens e mulheres de Rande, Sernande e Pedreira têm dado, ao longo dos séculos um contributo importantíssimo para o desenvolvimento de Felgueiras”.

A cerimónia culminou na Casa de Valdemar, com a apresentação do livro “O Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios” pelo autor José Fernando Coelho Ferreira. Os familiares de Barbosa Mendonça agradeceram à Câmara Municipal a homenagem prestada a um “homem culto viajado e muito dinâmico…”.

As comemorações foram enriquecidas com as brilhantes atuações da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Lixa e do grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo da Longra.

As comemorações do centenário da chegada do comboio ao concelho decorrerão até ao final do ano 2014, e contemplam a celebração do centésimo aniversário da chegada de este meio de transporte a Felgueiras e à Lixa, a assinalar nos meses de junho e setembro respetivamente.