Cidade de Lixa – Felgueiras comemora o seu XIX aniversário

20-06-2014

A Lixa assinala o 19º aniversário da sua elevação à categoria de cidade, ocorrida em 1995, com um programa de comemorações muito variado e que inicia noa dia 20 de junho, até domingo ao dia 22.

A abertura oficial está agendada o dia 20, às 20h30 com a arruada do grupo de Bombos de Macieira da Lixa, seguindo-se, o Sarau no Agrupamento de Escolas da Lixa e o X Encontro de Tunas Académicas, pelas 22h30.

O fim de semana festivo terá início no sábado, logo pelas 9 horas, com o hastear da bandeira, seguindo-se, às 10h00, na Igreja Nova, a celebração de uma missa em homenagem aos militares falecidos. Pelas 11h15, haverá lugar a uma cerimónia junto ao Monumento dos Combatentes. Segue-se a inauguração da Exposição de Testemunhos sobre a Guerra do Ultramar e 25 de Abril e abertura do arraial F.C Lixa.
Às 16h00 de sábado, procede-se à abertura oficial da exposição dos trabalhos do concurso “Pinta os Transportes”, na Casa da Cultura da Lixa.
A partir das 17h00, realizar-se-á o XXVII Festival Nacional de Folclore “Cidade da Lixa”. Às 22h00 atua a Banda de Música da Lixa.

As festividades prolongam-se até domingo e para as 14h00 está agendada uma animação cultural denominada Animalesco. Pelas 17h00 horas terá lugar o VI Encontro de Coros GRAAL. As comemorações terminam com um espetáculo musical, a partir das 21 horas protagonizado pelos Talentos da Lixa – Org. Agrupamento de Escolas da Lixa e Berço da Cultura.

A Câmara Municipal de Felgueiras é a entidade organizadora desta iniciativa, contando para o efeito com a colaboração das Uniões de Freguesia de Macieira da Lixa e Caramos, Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, Vila Verde e Santão, do Agrupamento de Escolas da Lixa e Berço da Cultura, do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, da Lixanima, do Núcleo dos Combatentes da Lixa, da GRAAL , da Paróquia de Vila Cova da Lixa e do Futebol Clube da Lixa.

Atualidade 03/2020
Cm Felgueiras 2020 - Todos os direitos reservados