D. Duarte estará presente nas comemorações dos 500 anos do Foral

15-10-2014

Prosseguem – na quarta-feira, dia 15, e no fim de semana, dias 18 e 19 – as comemorações dos 500 anos da Outorga do Foral a Felgueiras, com um importante programa alusivo à época de Quinhentos ao tempo do reinado de D. Manuel I, que reconheceu Felgueiras como concelho, a 15 de Outubro de 1514.

O dia da efeméride contará com a presença de D. Duarte Pio de Bragança, herdeiro do trono de Portugal, que se recibo pelo presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, pelas 17,30 horas, e que, depois de uma visita a várias instituições locais, irá estar presente no ato solene, pelas 21 horas, nos Paços do Concelho. Este ato inclui uma homenagem a quatro figuras – duas individuais e duas coletivas -, com a entrega da Medalha de Ouro do Concelho a cada uma delas, por elevados préstimos a Felgueiras, que são: os académicos Eurico Lemos Pires e Luís Soares bem como a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF) e a Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA). O momento culminará com a apresentação do livro “Foral de Felgueiras”, por Pedro Vilas Boas Tavares e Cristina Alegre.
No sábado e no domingo, realizar-se-á o grandioso Mercado Quinhentista, que evidenciará todos os elementos de uma feira ao tempo em que foi concedido o Foral. Na tarde de sábado, o evento será transmitido em direto pelo programa “Aqui Portugal”, da RTP.

O Mercado Quinhentista incluirá, no sábado – entre as 13,30 e as 23 horas – e no domingo – entre as 10,30 e as 18 horas – cortejos de abertura, leitura de entrada oficial do mercado, serpentes, torneios de tiro ao arco e luta de espadas, teatro de rua, demonstração de voo de aves de rapina, malabares e acrobacias, alta escola equestre, rixas e espetáculos de fogo. No domingo, um dos pontos altos do evento culminará com o cortejo histórico entre a Av.ª Dr. Leonardo Coimbra e a Praça da República.

Boletim Municipal #9 2016