Empreendedorismo, inovação, dinamismo e criatividade premiado em Felgueiras pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

24-07-2015

Felgueiras destacou-se em duas categorias com três empresas distinguidas

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor - onde as ideias se concretizam, nas quatro categorias a concurso – Ideias inovadoras e criativas; Novas Empresas Inovadoras; Empresas Dinâmicas e Fotografia – Tâmega e Sousa Único.
A cerimónia teve lugar na Casa das Artes de Felgueiras, com sala cheia. Não só de grandes talentos mas também de grandes presenças como, além dos nomeados e muitos dos mais de 400 candidatos, os autarcas dos 11 municípios da Comunidade (Amarante, Baião, Celorico, Cinfães, Castelo de Paiva, Marco de Canaveses, Lousada, Felgueiras, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende), representantes de instituições públicas e privadas de relevante contributo neste projeto como a EDP Renováveis, EDP Produção e EDP Distribuição, o Instituto Politécnico do Porto (IPP), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a CCDR Norte, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e ainda a ilustre presença do Ministro da Economia, António Pires de Lima, a cargo de quem ficou o discurso de encerramento.
Mas não só de prémios se fez a tarde. Houve ainda espaço para olhar para o futuro e os desafios que se colocam com a implementação do novo quadro comunitário, num debate sob o tema Inovação e empreendedorismo no Portugal 2020, moderado por Paulo Ferreira, Diretor de Conteúdos de Informação do Porto Canal, com a participação de: Artur Cristóvão, Vice-Reitor da UTAD, Rosário Gâmboa, Presidente do IPP, Carlos Neves, Vice-Presidente da CCDR-N e Nuno Fonseca, Presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa.
Na ocasião, o Ministro da Economia teve oportunidade de sublinhar a importância do tecido empresarial da região do Tâmega e Sousa para a economia nacional, nomeadamente através da sua enorme capacidade exportadora. Daí que iniciativas como esta promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa sejam, na opinião de Pires de Lima, de louvar e um exemplo a seguir.
Inácio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, sublinhou a importância da iniciativa e salientou que “a quantidade, a qualidade e a diversidade de candidaturas refletem o potencial da região”.
O dia terminou com um Verde d’Honra, ao som de um trio de jazz do Conservatório do Vale de Sousa, no Café Concerto da Casa das Artes de Felgueiras.
A cerimónia de entrega dos prémios Tâmega e Sousa Empreendedor confirmou a particular importância desta iniciativa para a região, que se afirma cada vez mais pelo seu dinamismo e resiliência. No final ficou a certeza de que para o ano haverá mais.

Vencedores do Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor
Categoria 1 – IDEIAS INOVADORAS E CRIATIVAS
1.º Prémio: Only2me - 4.999€
2.º Prémio: Suporte de Saco para Colostomia - 2.500€