Empresa Felgueirense é um caso de sucesso na área dos bordados

23-10-2015

Adelina Silva, vereadora da Câmara Municipal com o pelouro das Atividades Turísticas e Empresarias, visitou uma empresa da Lixa, da propriedade de uma jovem de 27 anos, que é um caso de sucesso na produção de bordados típicos do Vale do Sousa.
Na empresa concretizam-se produtos artesanais, feitos exclusivamente à mão, não havendo qualquer intervenção de máquinas: bordados, que incluem atoalhados de mesa, roupas e, numa aliança entre a inovação e a tradição, acessórios de moda, que incluem lenços de seda e carteiras de senhora.

Adelina Silva enalteceu o espírito empreendedor da proprietária da empresa Patrícia Costa. Afirmou: “A jovem empresária conseguiu encontrar na arte dos bordados, onde os felgueirenses se distinguem, uma oportunidade de criar uma empresa, diferenciando-a da concorrência, dando origem à criação de postos de trabalho. E, desta forma, divulga pelo mundo o que de melhor se faz na nossa terra”.
Patrícia Costa, tem formação em Educação de Infância mas em 2011 prosseguiu os passos das suas bisavós, que eram bordadeiras, ao fundar o ateliê HEARTS – Hand Embroidery Arts, e começou a expor, desde então, os produtos na Internet, o que contribuiu decisivamente para a expansão do negócio e predominantemente para exportação.

De facto, a empresa expandiu-se grandemente em poucos anos e, hoje, Patrícia Costa dá já emprego a cinco bordadeiras, que estavam desempregadas. Atualmente, é seu objetivo empregar o maior número de mulheres sem trabalho, face ao êxito da empresa, que tem participado em diversas feiras internacionais, sendo os principais destinos de exportação para França, Reino Unido e EUA. Neste momento, a jovem empresária está a apostar nos mercados asiáticos, especialmente em Singapura e no Japão. Para a participação nestas feiras, Patrícia Costa contou com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Boletim Municipal #9 2016