Notícias

Equipamentos ao serviço da cultura e da juventude

13-09-2013

Projetos para a antiga Escola Básica das Cruzes da freguesia de Idães e Escola Básica de Borba – Lixa garantem que estes equipamentos continuam ao serviço da educação, da cultura e da juventude.

A Câmara Municipal de Felgueiras viu aprovado o financiamento para a implementação da Casa da Cultura de Barrosas na antiga Escola Básica das Cruzes. Este projeto insere-se no plano de adaptação dos edifícios das escolas desativadas, por força da requalificação do ensino básico.

O projeto para o equipamento cultural visa valorizar e dinamizar a interação cultural, educativa e social, através de uma forte aposta em ações diversificadas de animação, e será materializado num espaço polivalente (com sensivelmente 70 lugares e um palco), preparado para toda a prática de índole cultural e artística.

“A Casa da Cultura de Barrosas – Idães será um polo ativo e dotado de capacidades físicas para abraçar iniciativas que incentivem a realização de espetáculos e manifestações culturais/artísticas que cheguem até ao mais vasto público” sublinha o presidente da autarquia, Inácio Ribeiro.

O autarca destaca que com este equipamento “Barrosas verá erguer uma estrutura pioneira no que respeita à educação cultural experimental. O sucesso da mesma repercutir-se-á não só na freguesia, mas também a nível concelhio e, quiçá, no âmbito nacional”, refere.

A requalificação da antiga escola primária terá um papel pedagógico. “A manutenção e preservação de um espaço foi pensado para atingir todos os públicos-alvo numa tentativa de fomentar a mudança de atitudes e comportamentos em prol do progresso social e cultural”.

A infraestrutura cultural de traça tradicional dará igualmente apoio a toda a comunidade escolar, uma vez que se insere no núcleo estrutural de apoio à educação e ao desporto da freguesia.

O financiamento comunitário aprovado resulta de uma candidatura apesentada pelo município ao Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR) – SP3 nas Terras do Sousa (Ader-Sousa).

Ainda no âmbito do programa de dinamização e extensão cultural do concelho, a Câmara Municipal está a elaborar um projeto para a criação da Casa da Juventude e Cidadania da Lixa, na EB1 de Borba – Lixa.

 


 

 

 

Boletim Municipal #10 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por