Felgueiras aderiu, em peso, à angariação de livros para Mocímboa da Praia

03-03-2016

Campanha Solidária – “Um Livro que dá Vida”, resultou na obtenção de várias toneladas de livros, materiais escolares, hospitalares e informáticos que serão entregues no município de Moçambique.

Constituiu um êxito ímpar de solidariedade dos felgueirenses a campanha de recolha de livros em vários locais do concelho de Felgueiras, promovida pela Câmara Municipal, a fim de serem enviados ao Município de Mocímboa da Praia (Moçambique), no âmbito da geminação existente entre as duas autarquias.
Nesta iniciativa, designada “Campanha Solidária – Um Livro que dá Vida”, foram recebidas várias toneladas de material, o qual dificilmente caberá num só contentor.
Foram entregues materiais/livros escolares, material hospitalar e equipamento multimédia, a fim de serem doados também àquele município africano, em cujo espaço geográfico (mais propriamente, no arquipélago das Quirimbas), em janeiro de 1504, o felgueirense Nicolau Coelho perdeu a vida em consequência do naufrágio da nau “Faial”, que comandava, na viagem de regresso a Portugal da terceira viagem marítima à Índia.
O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, estará presente em Mocímboa da Praia, no próximo dia 7, nas comemorações da elevação do município à categoria de Vila, altura em que fará a entrega de uma pequena amostra materiais angariados. Posteriormente, serão enviados todos os bens recolhidos na campanha.
O edil português congratula-se com a grande a adesão dos felgueirenses a este apelo de solidariedade bem como à colaboração das entidades da terra e às de fora do concelho. Salienta: “Este é o primeiro de muitos atos de solidariedade e de corporação no âmbito desta geminação, benéfica para as duas autarquias. Neste momento, era imperiosa esta campanha, dadas as dificuldades dos nossos irmãos de Mocímboa da Praia no acesso a bens de educação e cultura. Mais uma vez, Felgueiras deu provas de ser uma terra de gente afável, solidária e generosa. Estou muito feliz por isso”.
Colaboraram nesta iniciativa juntas e uniões de freguesia do concelho, Rotary Club de Felgueiras, Vigararia de Felgueiras, Congregação da Missão – Vicentinos, Agrupamentos de Escolas do município, ACLEM – Arte, Cultura e Lazer EM, comunidade escolar do concelho, Escola Profissional de Felgueiras, Misericórdia de Felgueiras, Valsousa – Associação de Municípios do Vale do Sousa, Rota do Românico, Bombeiros Voluntários de Felgueiras, CETS – Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, Municípios da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Municípios da Maia e de Ovar, empresários, Associação Portugal-Moçambique, livreiros e editores, Rádio Felgueiras e RTP África.