Notícias

Felgueiras afirma-se como Capital do Calçado

29-07-2014

descalço 2014

descalço 2014

descalço 2014

descalço 2014

descalço 2014

descalço 2014

“Divulgar a competência das nossas empresas e a nossa aposta na formação de profissionais multifacetados e capazes de responder aos desafios” realçou o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro quando questionado sobre o objetivo da realização da Gala Anual de Estilismo de Calçado - Descalço.

A Câmara Municipal de Felgueiras, em parceria com a empresa municipal ACLEM – Arte, Cultura e Lazer, e com a Escola Profissional de Felgueiras, apresentou no sábado, dia 26 de Julho, as últimas tendências da moda do calçado na Gala Anual de Estilismo de Calçado.
A Praça Dr. Machado de Matos foi o palco escolhido para a realização do maior desfile de calçado promovido no país, que contou também com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho, de vereadores do executivo municipal, entre outros autarcas.

Com esta iniciativa o município pretende dar uma maior projeção à atividade predominante no concelho e que muito tem contribuído para o aumento das exportações do país.
Os criadores e empresas representadas neste desfile apresentaram aos milhares de espetadores inúmeros modelos de sapatos e de acessórios de moda para todas as idades e gostos.
A comemoração dos “500 anos do Foral” foi o tema da coleção apresentada pelos alunos da Escola Profissional de Felgueiras resultante da “combinação das perspetivas e experiências dos jovens criadores sem nunca esquecer as nossas raízes, a história e a identidade do nosso concelho”, realçou o presidente da autarquia.
O desfile resulta da aposta da Câmara Municipal na promoção do concelho como capital do calçado, sendo o objetivo da iniciativa “divulgar a competência das nossas empresas e a nossa aposta na formação de profissionais multifacetados e capazes de responder aos desafios, de propor soluções inovadoras e, sobretudo, atentos às múltiplas solicitações do mercado”.

Refira-se que, segundo dados apresentados pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) as exportações de calçado de Felgueiras registaram, nos últimos 3 anos, um crescimento de 60% e o nível de desemprego reduziu 40%.
Pela passerelle passaram vários nomes sonantes do mundo da moda portuguesa, e desfilaram com calçado e adereços desenvolvidos e produzidos por empresas de Felgueiras (Marisa Cruz, Afonso Vilela, Frederico, Francisca Miguel, Daniel Gomes, Diana Oliveira, Luis Marinho, Julien, Bruno Pereira, Matilde).
O desfile foi enriquecido com muita animação, com apontamentos históricos do concelho e com momentos musicais apresentados pela conhecida comunicadora Marisa Cruz.

Estiveram representadas no evento as seguintes entidades e marcas: Escola Profissional de Felgueiras, Academia do Design do Calçado, Perfect Eject, Dkode, Codenoir by Souto, Shoes Viago, Lieutenant, Jefar Pratik, Ital Art, Felmini, Savana, Tel Yoh by Savana, Tentoes, Sopel calçado, Hugo Manuel.

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por