Felgueiras apela à participação dos jovens para implementar projetos inovadores no concelho

13-10-2016

O Orçamento do Município de Felgueiras contempla uma verba no valor de 20 mil euros para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ).

As candidaturas estão abertas até ao dia 9 de novembro e podem ser apresentadas por jovens de felgueiras, com idades entre os 14 e os 30 anos.

O OPJ de Felgueiras é um processo participativo que assenta na consulta direta dos cidadãos jovens e pretende inscrever as suas ideias e projetos no orçamento municipal, até ao valor de 20 mil euros.

Esta medida apela à participação ativa dos jovens, contribuindo com propostas renovadas e inovadoras para o concelho, dando voz aos jovens na escolha de projetos ou investimentos que se revelem fundamentais.

A iniciativa prevê promover o diálogo entre o executivo municipal, jovens e restante sociedade civil, com o intuito de criar renovadas soluções tendo em conta os recursos disponíveis e a sua criteriosa gestão; desenvolver a participação cívica dos jovens na vida do município e de toda a sociedade; promover um contacto constante, próximo, transparente e efetivo entre os cidadãos e os eleitos, num processo de concertação de esforços em prol do concelho de Felgueiras.

Os interessados em “contribuir para um concelho + Positivo” podem apresentar, entre 12 de outubro e 9 de novembro, uma proposta em formulário próprio – disponível no site do Município (www.cm-felgueiras.pt) e enviar por email para ropjf@cm-felgueiras.pt.
Podem também entregar pessoalmente, em envelope fechado, no balcão de atendimento da Câmara Municipal de Felgueiras (Felgueiras e Lixa).

De 10 a 18 novembro as propostas são analisadas pelos serviços da autarquia, conforme estipulado no Regulamento do Orçamento Participativo Jovem de Felgueira, para avaliar da sua viabilidade e para serem colocadas a votação.

No período de 21 de novembro a 31 de dezembro as propostas vão estar disponíveis para votação. Todos os cidadãos maiores de 14 anos, residentes em Felgueiras, podem votar através do site do Município, ou presencialmente, nas instalações dos Serviços do Desporto e Juventude, sitos na Piscina Municipal de Felgueiras.

A 6 de janeiro de 2017 será realizada a apresentação pública do projeto vencedor.