Felgueiras apresenta roteiro perspetivando o turismo de negócio

15-09-2015

“Felgueiras tem visão estratégica de que o turismo é negócio”- Afirmou o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, na apresentação do roteiro empresarial turístico para o concelho, realizada no dia 11 de setembro.

O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, apresentou o roteiro empresarial de turismo para o concelho. Na cerimónia, viu reconhecido o trabalho da autarquia no que se refere à promoção das potencialidades económicas de Felgueiras também numa perspetiva da atividade turística, como consequência positiva de todas as outras: calçado, vinho verde, kiwicultura, doçaria e, entre outras, a agricultura biodinâmica.
O evento realizou-se na sexta-feira, no âmbito do segundo aniversário da Loja Interativa de Felgueiras, integrada na rede do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), cujo presidente, Melchior Moreira, esteve presente, bem como Adelina Silva, vereadora das Atividades Turísticas, e Dorabela Gamboa, presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF).
No roteiro apresentado, Inácio Ribeiro enumera um conjunto de 13 empresas, dos vários setores de atividade.
Foi apresentada também uma aplicação mobile para Android, desenvolvida por um aluno da ESTGF em parceria com a Câmara Municipal.
A aplicação dispõe de informação sobre as empresas que integram o roteiro, bem como conteúdos referentes a toda a atividade turística que os visitantes têm ao dispor (monumentos, espaços culturais e de lazer, alojamento e restauração….).
Inácio Ribeiro realçou: “Quanto mais comunicarmos, mais e melhor nos daremos a conhecer. O concelho é conhecido pelas melhores razões: pela competitividade, pelos excelentes produtos, dinâmica e saber receber. Este projeto é mais um veículo de informação ao serviço dos nossos empresários e está acessível a todos, sendo também a prova de que apostamos no trabalho dos jovens nas escolas”.
O autarca
Melchior Moreira reconheceu: “Felgueiras tem a visão estratégica de que hoje o turismo é negócio. Este concelho é um ícone em matérias importantes para o Norte, é um espaço de encontro de vários produtos estratégicos que tornam forte este destino. O conhecimento e a ciência são fatores decisivos na competitividade, até no plano turístico”.
A presidente da ESTGF, Dorabela Gamboa felicitou o executivo municipal que “viu na ESTGF a capacidade de ser uma parceira no desenvolvimento socioeconómico do concelho” sublinhando que “esta parceria traz valor acrescentado ao empreendedorismo e ao turismo da região”.
Este trabalho desenvolvido pelo Turismo de Felgueiras, em parceria com a ESTGF na vertente tecnológica do aplicativo mobile em Android, representa uma estruturação da oferta com abordagem integrativa, ou seja juntando à rede anterior (que incluía para além dos agentes da fileira os atrativos culturais - sobressaindo a Rota do Românico - e naturais, enoturismo, kiwicultura, doçaria e a agricultura biodinâmica) as empresas distintivas do setor do calçado. Este produto está, assim, vocacionado simultaneamente para o turismo de negócios e para o touring cultural.
O Business Travel Guide concretiza o que estrategicamente foi pensado, isto é ter o turismo como motor de dinamização e promoção intersectorial, aproveitando e potenciando efeitos sinérgicos da excelência empresarial do território, com forte internacionalização.
Apesar do aplicativo mobile e do site específicos este produto está devidamente integrado (coerência com a visão e ação estratégia) na inovadora tecnologia do Turismo do Porto e Norte, ou seja na rede das promotoras virtuais TOMI!
Depois da apresentação da nova plataforma os presente visitaram uma mostra de produtos do concelho, divulgados no roteiro.
Seguiu-se um verde de honra que contou com o apoio do curso de restauração e bar da EB de Idães.

Boletim Municipal #10 2017