Notícias

Felgueiras celebrou o seu 24.º aniversário de elevação a cidade

14-07-2014

Os vinte e quatro anos da elevação de Felgueiras a cidade - ocorrida em 13 de Julho de 1990 – , foram assinalados no sábado passado com um diversificado programa de iniciativas no concelho, das quais se destaca o primeiro centenário da chegada do comboio a Margaride.

Depois do descerramento da placa evocativa do centenário da chegada do comboio a Felgueiras, na Praça do Foral, a Biblioteca Municipal foi palco da sessão solene evocativa do 13 de julho e da chegada do comboio, com a inauguração de uma exposição da Fundação-Museu Nacional Ferroviário, que contextualiza histórica e culturalmente aquele acontecimento, em 1914.

Segundo Inácio Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal, “comemoramos um dos dias mais importantes factos da história do nosso concelho, que foi elevação da vila à categoria de cidade, há 24 anos. Ao longo deste quase quatro de século, a cidade, o concelho, mas acima de tudo, os felgueirenses continuaram a honrar a nossa identidade. É por isso que Felgueiras lidera a região e apresenta indicadores de crescimento económico muito positivos”.

Ao assinalar a passagem do comboio em Felgueiras, há 100 anos, Inácio Ribeiro referiu que, na altura, a novidade foi importante para o concelho e lamentou ter sido por pouco tempo. O autarca realçou a importância de uma boa ligação às principais vias do país e da Europa e sublinhou o esforço que a Câmara Municipal está a fazer, em contacto permanente com o poder central para ampliar e melhorar a rede viária do concelho. Inácio Ribeiro sustentou: “As boas acessibilidades e uma boa rede de transporte é crucial para o desenvolvimento de qualquer economia”.
A cerimónia consistiu também numa homenagem aos antigos presidentes da Câmara Luís Gonzaga da Fonseca Moreira e José de Castro Leal de Faria, bem como António Teixeira de Magalhães.

A cerimónia foi enriquecida com uma concentração da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, que desfilou pelas ruas da cidade até aos locais da realização das cerimónias.
Também no âmbito das cerimónias oficiais, realizou-se o Festival da Francesinha, o Campeonato de Skate e o Festival de Folclore, no qual participaram seis ranchos folclóricos: de Friande, Penacova, Varziela, Macieira da Lixa, Pegadinhas do Ribeiral e de Airães.

Boletim Municipal #9 2016
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por