Felgueiras comemora 500 anos de Foral de março de 2014 a março de 2015

28-03-2014

DSC_8387

DSC_8405

Autarquia apela à participação de todos os felgueirenses para assinalarem a data como “uma autêntica manifestação da cultura do concelho”.

A Câmara Municipal tem um plano alargado para as comemorações dos 500 anos da Outorga do Foral ao concelho de Felgueiras e a Unhão através de um conjunto de eventos entre o presente mês de março e o do próximo ano. Recorde-se que D. Manuel I concedeu foral a Felgueiras a 15 de Outubro de 1514 e a Unhão a 20 de Março de 1515.

Para o efeito, o presidente da autarquia, Inácio Ribeiro, reuniu-se, nesta quinta-feira, dia 27, na Casa das Torres, com entidades culturais, educativas e sociais da terra, bem como com coletividades, em que deu conhecimento do referido plano e abriu um período para os pares na reunião apresentarem propostas para enriquecimento das comemorações.
O edil começou por dizer: “O substrato cultural de um povo é um dos primeiros elementos a ter em conta para projetarmos o futuro. O plano de trabalho não está fechado. Queremos envolver todas as associações e entidades sociais como parceiras na realização das comemorações”.
Inácio Ribeiro salientou ainda que “ Felgueiras tem atualmente bons indicadores, porque tem uma cultura sólida que permitiu formar homens e mulheres ativos e com espirito empreendedor”.

Com efeito, Inácio Ribeiro enumerou as linhas mestras do plano já elaborado e a ser realizado durante um ano. Entre as muitas iniciativas e eventos agendados, constam, por exemplo: a edição e o lançamento de três livros (sobre os forais), conferências, comemoração da chegada do comboio à Lixa, Longra e a Felgueiras; homenagens ao conselheiro Barbosa Mendonça, António Cerqueira Magro, ao Conde de Felgueiras, aos ex-presidentes da Câmara Leal Faria, Luiz Gonzaga e Eduardo de Freitas; comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, inauguração do Arquivo Municipal; Ceia Quinhentista e uma animação sobre a época quinhentista, que inclui cortejo.

O programa apresentado menciona ainda a comemoração do centenário da ligação do Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e a chegada do comboio à Longra, a Felgueiras e à Lixa, em 1914.

Boletim Municipal #9 2016