Felgueiras é o concelho da região com maior poder de Compra

19-11-2015

grafico

tabela

“O município de Felgueiras passou de uma tendência negativa até 2007 que a partir de 2009 é fortemente invertida, apresentando-se agora como o município claramente dominante na região”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, na análise ao estudo publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), onde os habitantes de Felgueiras aparecem com maior poder de compra na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

O autarca refere que “A posição de Felgueiras consolida e justifica a intenção do executivo municipal que se prende com a criação de condições que gerem uma nova dinâmica urbana e favoreçam as condições de vida a todos os felgueirenses”.
Para fundamentar a estabilidade e o potencial que o município apresenta o edil salienta o facto de o estudo apresentado agora pelo INE, “retratar uma evolução gradual e positiva, nos últimos anos.”
A estes dados podem ser acrescentados outros que evidenciam Felgueiras: “Temos 16 mil habitantes na cidade, somos um concelho jovem, dinâmico e empreendedor”.
Inácio Ribeiro acrescenta: “Os dados mais recentes indicam que somos o concelho da região com maior taxa de emprego, (a indústria do calçado emprega, diretamente, mais de 15 mil pessoas), temos mais de 26 mil trabalhadores ao serviço das empresas locais.”
Nos estudos apresentados pode verificar-se ainda que Felgueiras encontra-se numa situação económica acima da média - o volume de negócios das empresas com sede no concelho é de cerca de 1.5 mil milhões de euros. No que concerne ao volume de exportações per capita, estamos em 10º lugar, a nível nacional.
Inácio Ribeiro considera fundamental criar condições para que os milhares de trabalhadores se fixem no nosso concelho, o que só é possível com um crescimento sustentado, tal como está previsto.
“Estamos a trabalhar no sentido de conseguir apoios para criar espaços de lazer e de convívio para a população em geral e para o acolhimento empresarial em particular e atrair novos investimentos, de forma a motivar a população a fixar-se, a comprar e a participar mais ativamente na dinâmica que Felgueiras vem a apresentar nos últimos anos.
Queremos potenciar o crescimento socioeconómico de Felgueiras, como, de resto, será previsto no Plano Estratégico de Desenvolvimento previsto pelo meu executivo”, afirma.

Boletim Municipal #10 2017