Notícias

Felgueiras estreita laços com município moçambicano

04-08-2014

Cooperação entre os municípios de Felgueiras e Mocímboa da Praia resultará de um acordo de geminação e servirá para desenvolver “grandes campos de ação, sobretudo a nível económico, através da troca de produtos e saberes, mas, especialmente da formação técnico profissional”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro.

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras recebeu, hoje, 01 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma comitiva do município moçambicano de Mocímboa da Praia, constituída pelo presidente do Conselho Municipal, Fernando Abel Neves, pelo vereador do Turismo, Frederico João e pelo diretor Nacional de Desenvolvimento Autárquico, Manuel Rodrigues.

Esta visita surge no âmbito de um acordo de geminação, que os dois municípios pretendem estabelecer, na passagem dos 510 anos após a morte do navegador Nicolau Coelho, ocorrida naquela zona ao largo das Quirimbas, por naufrágio, em 1504, numa das campanhas da expansão portuguesa na era de Quinhentos.

Inácio Ribeiro, presidente da autarquia de Felgueiras, justifica o convite formulado. “É importante assinalarmos e homenagearmos a figura do português e felgueirense Nicolau Coelho, na altura em que decorrem 510 anos após o seu falecimento, ocorrido da forma heroica como foi. Somente 10 anos após o seu falecimento é que o Rei D. Manuel atribuiu o foral ao concelho de Felgueiras”.

O autarca felgueirense considera que esta aproximação será benéfica para ambos os municípios salientando que, “com as autoridades governamentais ficou muito clara a vontade de cooperar nas diversas áreas. A par das razões históricas e culturais que nos ligam a cooperação entre Felgueiras e Mocímboa da Praia tem grandes campos de ação, sobretudo a nível económico, através da troca de produtos e saberes, mas, especialmente da formação técnico profissional” conclui.

As entidades governamentais Moçambicanas consideram que: “Há muitos pontos em comum entre os dois municípios”.
A delegação moçambicana, durante a sua estadia em Felgueiras vai visitar alguns pontos de atração turística, estabelecer contactos com empresários e entidades ligadas ao ensino e formação profissional, “numa perspetiva de impulsionar as ligações culturais e económicas entre os dois municípios”.

De referir que o presidente da Câmara Municipal vai levar à próxima reunião do executivo municipal a proposta para Celebrar o Protocolo de Geminação entre as Cidades de Felgueiras (Portugal) e de Mocímboa da Praia (Moçambique), conjuntamente entendido como a melhor forma de realizar os fins, as ações, as atividades e as iniciativas orientadas para o estreitamento das relações fraternas entre as doravante comunidades irmãs, a considerar no âmbito das bases seguintes: Base Primeira - Relações Institucionais; Base Segunda - Relações Sociais; Base Terceira - Relações Educativas e de Formação Profissional; Base Quarta ; Relações Culturais; Base Quinta ; Relações Económicas; Base Sexta; Relações Desportivas.

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por