Felgueiras promove caminhos que afluem a Santiago de Compostela

22-05-2013

Numa perspetiva de promover os Caminhos de Santiago de Compostela, percorridos pelos peregrinos em cumprimento das suas promessas, a Câmara Municipal de Felgueiras está a desenvolver uma iniciativa subordinada ao tema “Felgueiras nos Caminhos de Santiago”, com especial relevo para os que passam por Felgueiras.

A ação, a realizar nos dias 08 e 10 de junho, desenvolve-se em diferentes atividades (tertúlia, percursos pedestres e percurso de BTT), numa perspetiva de incentivar a população para a prática de atividade física, e de divulgar as potencialidades turísticas, paisagistas, gastronómicas, culturais e históricas do concelho.

A tertúlia terá lugar no dia 8 de Junho, na Casa das Artes, pelas 21.00 Horas e visa explorar a informação sobre os Caminhos de Santiago, com especial destaque para aqueles que passam por Felgueiras.

Os oradores são: Maria da Graça, do Centro de Estudos Jacobeus; Daniel Ribeiro, historiador/ arqueólogo- Artesania; o Pe. André Ferreira , pároco das freguesias de Moure Pinheiro e Refontoura; e José Lopez, da Asociación de Peregrinos del Camino de Santiago.

No dia 10 de Junho vão realizar-se os percursos pedestres e de BTT pelos Caminhos de Santiago de Felgueiras. A concentração dos participantes é junto à Câmara Municipal de Felgueiras, às 08h30.

Esta iniciativa é organizada em parceria com a Junta de Freguesia de Margaride, o Bicicleta Clube de Felgueiras, o Rancho Folclórico de Macieira da Lixa e a Salta Fronteiras Associação.

A organização de Felgueiras nos Caminhos de Santiago, para os percursos pedestres, disponibiliza transporte para os caminhantes, no ponto de concentração, na Câmara Municipal de Felgueiras (08h30), com paragem na Lixa - jardim em frente à Igreja (08h45) - até ao local da partida, Borba de Godim, limite com o concelho de Amarante (09h00).

O regresso no final da etapa longa, de Vila Fria - Parque de Campismo - (15h00), com paragem no centro de Felgueiras (15h15), até ao centro da Lixa (15h30).

Pelas 12h00 realiza-se uma concentração, de todos os participantes (caminhantes e ciclistas), em frente à Câmara Municipal de Felgueiras;

Será fornecido um reforço alimentar a todos os participantes.

Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição através do endereço:

Os Caminhos de Santiago são os percursos batidos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX.

Estes caminhos espalham-se por toda a Europa e vão entroncar aos caminhos espanhóis, sendo que um deles está em Felgueiras.