Fim da fusão na captação de água em alta – Regresso da Águas de Douro e Paiva

04-02-2016

A Câmara Municipal de Felgueiras congratula-se com a reversão da fusão dos sistemas de captação de água em alta, anunciada no dia 02 de fevereiro, pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O presidente do Município de Felgueiras, Inácio Ribeiro, sempre defendeu que as autarquias não podiam permitir a fusão para que os munícipes não fossem penalizados.
Recorde-se que o executivo da Câmara Municipal de Felgueiras apresentou um parecer desfavorável, aprovado por unanimidade, acerca do projeto de criação do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Norte de Portugal.
A autarquia recorreu ainda aos meios judiciais e administrativos no sentido de garantir a continuação das Águas do Douro e Paiva.
No dia 18 de janeiro de 2016, o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras deslocou-se ao Ministério do Ambiente, onde reuniu com o ministro da tutela e confirmou a posição do município de Felgueiras contra a fusão dos sistemas de captação de água em alta.
O Presidente da Câmara considera que o modelo praticado pelas Águas do Douro e Paiva, S.A., ao qual o município está vinculado, “é extremamente positivo e rentável, gerando lucro e, consequentemente, distribuição de dividendos aos acionistas, o que possibilita a prática de preços suportáveis pelos munícipes ”.
Inácio Ribeiro defende o cumprimento integral do contrato de concessão de tratamento e abastecimento de água para consumo público, celebrado entre o Estado Português e as Águas do Douro e Paiva, S.A., em 26 de Julho de 1996.

Boletim Municipal #9 2016