Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) abre segunda-feira ao público

02-12-2016

Na próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro, abrirá ao público, para pleno funcionamento do serviço nas instalações da Câmara Municipal, o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), prevendo-se, para muito breve, a abertura de outra valência: o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID).

Recorde-se que estes dois serviços resultam da assinatura de um protocolo entre a autarquia e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), realizada numa cerimónia no Salão Nobre do Município e onde estiveram presentes Inácio Ribeiro, presidente da edilidade, e José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

O GAE presta um serviço gratuito aos munícipes que estejam ou tenham estado emigrados, aos que estão em vias de regresso, aos que residem ainda no país de acolhimento e aqueles que desejam emigrar. A sua utilidade centra-se na informação sobre direitos, resolução de problemas e apoio no regresso. O serviço está tecnicamente habilitado para tratar de assuntos como, por exemplo, segurança social, fisco, saúde e educação.

O GAID centra a sua ação em projetos de investimento e desenvolvimento económico, tendo em atenção as potencialidades das Comunidades Portuguesas em geral e as de Felgueiras em particular. Destina-se também a apoiar empresas importadoras e exportadoras com sede no concelho.

É o seguinte o horário dos Gabinetes: à segunda-feira, entre as 09h00 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 17h30; de terça a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 16h00.

Boletim Municipal #9 2016