HORA DO PLANETA, 29 de março, das 20H30 às 21H30

29-03-2014

CARTAZ

Declaração sobre o envolvimento do Município de Felgueiras na Hora do Planeta

O mundo está a utilizar o equivalente a um planeta e meio para sustentar a vida na Terra. A Hora do Planeta surgiu como uma esperança de que isto possa mudar.

Às 20 horas e 30 minutos (hora local) de sábado, dia 29 de Março, a Hora do Planeta 2014 juntará centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, independentemente da raça, religião, cultura e geografia numa acção simbólica em defesa do ambiente, um momento único de contemplação do planeta e celebração do compromisso de protegê-lo durante todo o ano.

Juntos, podemos encontrar a energia para converter a inspiração de uma hora de nas ações de todas as horas.

Pelo oitavo ano consecutivo o mundo fica às escuras em sinal de apoio a uma iniciativa que começou em Sydney em 2007 e que é hoje o maior evento mundial de acção ambiental; A Hora do Planeta 2013 celebrou-se em 154 países e territórios em todos os continentes, incluindo a participação de alguns dos monumentos mais reconhecidos no mundo como a Cidade Proibida, a Torre Eiffel, o Palácio de Buckingham, a Golden Gate Bridge, o Cristo Redentor, a Opera House em Sydney, o Cristo-Rei, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e a Ponte 25 de Abril em Portugal.

Este ano a Cidade de Felgueiras junta-se mais uma vez a esta iniciativa que conta com a aderência de algumas dezenas de cidades portuguesas e que, de novo, vai abranger as cidades de Felgueiras e da Lixa, as Vilas de Barrosas e da Longra e a freguesia de Airães.

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Felgueiras, que promoverá o apagão do edifício dos Paços do Concelho e de alguns dos edificios envolventes junto da Praça do Município.

Contamos com a presença de toda a população, participando durante a animação desta Hora, junto à Praça do Município, ou em suas casas, desligando as luzes nesta Hora pelo Planeta.

Hora do Planeta 2014
Na noite do dia 29 de março,
as luzes apagam-se entre as 20:30 e as 21:30h,
em cidades espalhadas por todo o mundo,
Felgueiras incluída

Serão desligados por 60 minutos, durante a Hora do Planeta, os seguintes espaços:
- Praça da República, iluminação pública  | Edifício dos Paços do Concelho - Edifício dos CTT – Correios de Portugal - Outros edifícios comerciais;
- Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na cidade da Lixa;
- Junta de freguesia de Idães e Mosteiro “o Bom Jesus”, na Vila de Barrosas;
- União de freguesias da Pedreira, Rande e Sernande
- Junta da Freguesia de Airães

INICIATIVAS NA PRAÇA DA REPÚBLICA

- Observação Astronómica | promovida pelo Núcleo de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto:
.Nas últimas décadas temos perdido a nossa ligação milenar com os astros. Em grande parte por causa da poluição luminosa que está a crescer de uma forma descontrolada nos centros urbanos.
.Além de um problema de sustentabilidade ambiental a poluição luminosa tem um imenso impacto no meio ambiente e nos seres humanos.
.A Hora do planeta é uma iniciativa global que decorrerá no dia 29 de Março em mais de 135 países e pretende ser uma iniciativa de sensibilização para a adoção de práticas sustentáveis.
.Júpiter é o astro dominante no início da noite. Visualmente tem a aparência de uma estrela muito brilhante, no com o telescópio é possível observar alguns pormenores da sua atmosfera e 4 das suas luas.
.Um pouco mais tarde poderemos observar Marte, que está a aumentar de brilho nas últimas semanas. Com boas condições de observação é possível ver as suas calotes polares.
.Orionte é uma das constelações dominantes do início da primavera, com estrelas brilhantes e uma forma inconfundível. Na direção da sua espada poderemos observar com o telescópio a Grande Nebulosa de Orionte (M42), uma imensa região de formação estelar situada a 1500 anos-luz.
(se as condições climatéricas assim a permitir)

- Animação | promovida pela Escola Profissional de Felgueiras:
.elaboração do símbolo 60+ em LEDs, com recurso a baterias sustentadas a energias renováveis.
.projeção de imagens/leitura de textos relativos à temática.
.animação musical (instrumental com alunos do Conservatório de Música de Felgueiras | musical/dança com alunos EPF).

Não faltes, contamos contigo.

Lembra-te, nós só temos uma Terra

O QUÊ: Hora do Planeta 2014
QUANDO: Sábado 29 de Março, 20:30 hora local
ONDE: Em todo o mundo