Inauguração de obras de regeneração de espaço público marca a abertura das Festas de S. Pedro de Felgueiras

27-06-2013

A rua da Alegria foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro.

O ato inaugural inseriu-se no programa das Festas do concelho que decorrem de 27 a 30 de julho, na alameda de Sta. Quitéria.

Inácio Ribeiro salientou que a intervenção efetuada, desta via de ligação ao percurso das capelas, inaugurado no ano passado, “insere-se no plano de regeneração de espaços públicos que está a ser aplicado em todo o concelho”.

O autarca realça que a política adotada pelo seu executivo passa pela “requalificação e criação de espaços preparados para as pessoas os desfrutarem”.

Exemplo disso é ainda a obra que está a ser concluída na rua Pont Saint Maxence, artéria de acesso à alameda de Sta. Quitéria.

A intervenção nas duas vias de ligação ao percurso das Capelas representou um investimento de cerca de 130 mil euros.

Na rua da Alegria procedeu-se à regularização do piso com cubos em granito, à construção da rede de águas pluviais, e à redefinição da circulação pedonal através da introdução de escadas para vencer os desníveis existentes nos acessos aos prédios particulares. Foram construídas também caldeiras para a colocação de árvores, de forma a tornar aquele espaço mais agradável. “A execução desta obra pretendeu não só embelezar a via, mas criar melhores condições de acesso às habitações” explicou Inácio Ribeiro.

Na rua Pont Sainte Maxence está a ser criado um espaço de lazer ajardinado, com a colocação de mobiliário urbano, a pavimentação da área intervencionada e a definição de um parque de estacionamento.

A requalificação das ruas facilita o acesso ao monte de Santa Quitéria, onde decorrem as Festas de S. Pedro, de 27 a 30 de junho.

Do programa da festa destacam-se, no dia 29, o Cortejo das Flores, as Marchas Populares e a Solene Procissão, e, na noite anterior, a atuação do conhecido cantor João Pedro Pais. As bandas de música do concelho, nos dois dias, e cantores da terra abrilhantarão vários momentos do evento festivo.

27 de Junho - Quinta-feira

18h00 Abertura das Festas de S. Pedro

Abertura das Tasquinhas de S. Pedro

21h30 Vozes com talento - Espetáculo musical com artistas do concelho

28 de Junho – Sexta-feira

19h30/24h00 Petiscos da Festa

20h00 Receção às Bandas de Música

21h30 Banda de Música de Felgueiras e Banda de Música da Lixa – Coretos da Festa

22h30 João Pedro Pais

24h00 Sessão de Fogo-de-artifício

00h15 Festa da Juventude – S. Pedro sai à noite – Animação com DJ’S

29 de Junho –– Sábado - Feriado Municipal

8h30 Missa – Centro Pastoral João Paulo II

09h00 Cortejo das Flores

09h30 Confissões em Sta. Quitéria

12h00 Missa Solene

12h30/24h00 Petiscos da Festa

15h00 Banda de Música de Felgueiras e Lixa – Coretos da Festa

17h00 Solene Procissão

21h00 Entrega dos Prémios do Concurso “Pinta a Água e a Cidadania com a Proteção Civil”

21h30 Marchas de S. Pedro - Alameda de Sta. Quitéria

23h30 Sessão de Fogo-de-artifício

30 de Junho – Domingo

12h30/20h00 Petiscos da Festa

16h00 Festival de Folclore - Palco da Festa

16h00/18h00 Subidas em balão de ar quente

(Atividade condicionada às condições climatéricas).

20h00 Encerramento das Festas

Vaivém Municipal - Disponibilização de transporte gratuito no dia 28 (das 20h00às 24h00) e no dia 29 (das 9h00 às 24h00) – Praça da República/Monte de Santa Quitéria.