Inaugurado o Centro Escolar de Penacova

09-04-2013

A Câmara Municipal de Felgueiras inaugurou mais um Centro Escolar, uma obra incluída no plano de modernização do parque escolar do concelho cujo investimento ronda os 17 milhões de euros.

“A nossa escola é muito moderna, espaçosa e especial, é aqui que todos os dias aprendemos uma coisa nova e interessante”, foi desta forma que o Luís Costa, aluno do 4º ano que frequenta o Centro Escolar de Ribeirinho - Penacova, apresentou, às pessoas que assistiram à inauguração do equipamento, aquele espaço remodelado e ampliado ao serviço de 60 crianças.

Na presença de dezenas de pessoas, entre crianças, professores, encarregados de educação, autarcas, e população de Penacova, muitos foram os comentários de satisfação pela concretização das obras no Centro Escolar.

Para o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, “este investimento é como uma semente que vai dar frutos no futuro”.

Dirigindo-se às crianças, o edil sublinhou que “daqui vão sair mais crescidos, mais instruídos e preparados para lutarem pelos vossos objetivos”.

O autarca acrescentou que “esta obra é um exemplo dos bons investimentos públicos para o concelho, no sentido de beneficiar as novas gerações para que estas evoluam”, e realça que “o investimento não se restringe apenas à construção de equipamentos, mas complementa-se com o apoio feito às famílias, através da atribuição de livros escolares aos mais carenciados, da disponibilização de transportes”, e na preocupação em colocar pessoal não docente nos estabelecimentos de ensino. “Neste momento a Câmara tem colocado nas Escolas mais funcionários do que a lei exige. No entanto, estamos cientes de que a vontade das Escolas é de ter mais pessoal”.

Na altura, a subdiretora Regional de Educação, Isabel Cruz, felicitou a Câmara Municipal pelo “carinho que tem aplicado na educação, e pelo facto de saber investir de forma organizada e equitativa, de acordo com as necessidades”. Segundo Isabel Cruz, “só assim teremos jovens mais informados e capazes”.

O presidente da Junta de Freguesia de Penacova, José Ferreira, agradeceu à autarquia a obra que considera ser “fundamental para o desenvolvimento intelectual das crianças de Penacova”, frisando que, “é uma honra para a freguesia receber o executivo municipal e agradeço o esforço de todos para que esta obra fosse uma realidade.”

A remodelação do Centro Escolar de Ribeirinho, Penacova inclui-se no plano de modernização do parque escolar do concelho, que envolveu a construção de 15 equipamentos, num valor global de 17 milhões de euros.

Apresentando a execução destas obras, Inácio Ribeiro assume que a educação é uma prioridade da autarquia. “Houve um grande investimento na edificação de novos equipamentos educativos, construímos uma Creche, 15 novos Centros Escolares, a EB 2,3/S de Pombeiro- Felgueiras. Estamos a ampliar o Centro Escoar de Lagares.

Estão prestes a ser inauguradas as Escolas Secundárias da Lixa e de Felgueiras, obras da Parque Escolar que ultrapassam os 40 milhões de euros”.

O autarca informou a população daquela freguesia de que a Escola do Seixo, que se encontra desativada, será cedida à Junta de Freguesia e ao Rancho Folclórico de São Martinho de Penacova para a realização das suas atividades.

A cerimónia foi animada com a atuação das crianças e do Rancho Folclórico de São Martinho de Penacova.

As obras de remodelação do edifício implicaram a construção de 5 novas salas, um salão polivalente, refeitório, sala de professores, ampliação dos sanitários, um recreio com área coberta, e a reabilitação das antigas instalações, transformadas em biblioteca.

A intervenção resulta de um investimento global de € 600 mil (IVA incluído), e a comparticipação do FEDER no âmbito do ON2, foi na ordem dos 85%.

Boletim Municipal #9 2016