Instalação dos novos órgãos Autárquicos de Felgueiras

_DSC8777

_DSC8810

_DSC8817

Apoio às famílias e afirmação do concelho como Capital Europeia do Calçado são as apostas apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, para o desenvolvimento concertado do concelho no mandato 2013/2017.

Na cerimónia de tomada de posse da Câmara e da Assembleia Municipal para o mandato 2013-2017, decorrida no dia 19 de outubro, no auditório dos Paços do Concelho, Inácio Ribeiro, eleito com maioria absoluta, referiu que o novo mandato autárquico pautará pela continuidade de uma política assente no rigor financeiro, e com uma estratégia definida para proporcionar uma melhoria da qualidade de vida das populações para que Felgueiras “continue a afirmar-se como um concelho dinâmico e empreendedor”.

O projeto apresentado para o próximo mandato centra-se em cinco eixos prioritários (Apoio às Famílias, Qualidade de Vida, Economia, Proximidade com os Munícipes, e Educação e Cultura).

O presidente da Câmara garantiu que manterá nos próximos quatro anos os programas de intervenção social implementados e alargará os apoios, anunciando a implementação de um Kit para recém-nascido, para incentivo à natalidade, uma campanha de vacinação e a disponibilização de uma Unidade Móvel de Saúde.

Outro eixo prioritário prende-se com a interligação de cidadãos, com os núcleos urbanos reabilitados, acessibilidades regeneradas, e infraestruturas criadas para proporcionar uma maior qualidade de vida às pessoas. “Estamos a criar espaços públicos agradáveis para que os felgueirenses quando saem à rua sintam que estão na sua sala de estar, onde podem conviver com a família e amigos”, sintetizou.

Inácio Ribeiro anunciou que pretende dar continuidade “ao projeto para gerações” e avançar com obras estruturantes para consolidar o “novo ciclo de transformação do concelho”. (Criação de uma boa plataforma na EN101, entre Felgueiras e Lixa, requalificação da Estrada das Maias nas freguesias de Refontoura, Caramos e Vila Cova da Lixa, continuação das obras no Parque do Ladário, afirmando-o como um pulmão verde daquela cidade, construção da Casa da Cidadania da Lixa, Implementação do Museu do Calçado, alargamento da rede de água e de saneamento, entre outras).

O autarca enfatizou a concretização de novos projetos a construir em torno da Casa das Artes e da Casa das Torres, de forma a ampliar aquele quarteirão da cultura. Para isso vai proceder à construção da Escola de Talentos, à reabilitação do Mercado Municipal, e à transformação da Praça Vasco da Gama, num parque de lazer.
Associado ao quarteirão da Cultura, surgirá ainda o Parque Tecnológico, um equipamento construído em parceria com o Instituto Politécnico de Porto, “fundamental para o setor do calçado e que contribuirá para a afirmação de Felgueiras como Capital Europeia do Calçado”.

Apesar do bom momento que o município atravessa, apresentando uma das mais altas taxas de emprego do país, Inácio Ribeiro realçou que continuará a ter especial atenção na matéria do emprego e que vai “potenciar Felgueiras como Capital Europeia do Calçado”, sublinhando que está a estabelecer contactos com o Governo e com a Banca para que haja uma ligação direta com o Banco de Fomento do Norte, “uma entidade de apoio aos empresários”.
Perante representantes de várias entidades de decisão governamental, Inácio Ribeiro assumiu que quer tornar Felgueiras na centralidade para a afirmação económica da região.

Referindo-se ainda à dinâmica económica, o autarca realçou que continuará o trabalho de promoção de todas as atividades económicas (vinho verde, Kiwi, doçaria, artesanato, turismo), através de uma relação próxima entre a autarquia, os produtores e os comerciantes.

O edil sublinhou que todo o seu trabalho será desenvolvido com a participação das coletividades, das Juntas de Freguesia e de todos os felgueirenses que queiram participar, numa relação de proximidade que tem vindo a estabelecer e que pretende cimentar.

O vetor da educação é outra prioridade do seu executivo assente no investimento em equipamentos e no apoio às famílias, de forma a possibilitar a todos o acesso à educação e à cultura. “A educação é estrutural e fundamental para a identidade de um povo e é através do seu desenvolvimento que podemos contribuir para a evolução do nosso concelho”, realça. No aspeto Cultural prevê a dinamização dos espaços culturais construídos e a realização de atividades com enorme simbolismo histórico como é o caso da comemoração dos 500 anos do Foral, em 2014.

Para o mandato 2013-2017, foram eleitos para constituir o executivo da Câmara Municipal de Felgueiras Inácio Ribeiro (presidente), João Sousa, Carla Meireles, Francisco Cunha, Paulo Rebelo, Adelina Silva, da Coligação Manter a Esperança, e Eduardo Bragança, Bruno Carvalho, e Margarida Sousa, do PS.

Os membros da Assembleia Municipal de Setúbal também tomaram posse e, na primeira reunião de funcionamento, elegeram a Mesa, presidida por Rui Marinho com Leonel Costa e Elisa Rodrigues como 1.º e 2.º secretários.

Boletim Municipal #9 2016