Juntas de Freguesia de Felgueiras têm contacto privilegiado com executivo municipal para responder às necessidades dos fregueses

13-11-2013

reunião executivo com juntas de freguesia

Autarquia assinala prioridades apontadas pelos presidentes das Juntas de Freguesia e define estratégia que facilite o contacto entre instituições e que contribua para a resolução dos problemas dos munícipes mais prontamente.

O executivo da Câmara Municipal de Felgueiras reuniu, no dia 11 de novembro, com os presidentes das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias para estabelecer o primeiro contacto formal, depois da tomada de posse, e apresentar aos autarcas os vereadores com pelouros atribuídos.

Com esta reunião “pretende-se dar continuidade ao relacionamento de proximidade que tem vindo a ser desenvolvido, desde há quatro anos”, considerou o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro que também enalteceu o trabalho que se tem vindo a desenvolver em todo o concelho, resultante das parcerias existentes com as diversas entidades. “Os presidentes das Juntas estão mais perto dos fregueses e avaliam mais facilmente as necessidades urgentes. Desta forma é mais fácil corresponder a todos de forma gradual na resolução dos problemas”, referiu.

O autarca frisou o facto de este ser um compromisso eleitoral que se repete e que quer manter. “No primeiro mandato aumentámos a delegação de competências e duplicámos as transferências financeiras. Queremos reforçar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para o bem-estar de todos os felgueirenses”.

O vereador com o pelouro das Freguesias, João Sousa, anunciou a criação de um contacto mais direto com as Juntas de Freguesia que possibilite solucionar algumas situações urgentes de forma mais célere. Para isso foi criado um endereço eletrónico para onde os presidentes das Juntas de Freguesia devem enviar os assuntos prioritários. Também estão a ser ponderadas outras formas de atendimento que permitam aos autarcas terem um acesso mais rápido e uma interligação mais próxima com os serviços da câmara de forma a simplificar e compensar os atrasos burocráticos impostos legalmente e que são incontornáveis.

Entre os vários pontos abordados, discutiu-se a delegação de competências nas freguesias estipulada na lei nº 75 /2013 e solicitou-se os contributos dos autarcas para finalizar os protocolos de delegação de competências para as Juntas de Freguesia, e da transferência das verbas previstas nesses protocolos relativas ao ano de 2014.