Lixa comemorou 19. aniversário de elevação a cidade

24-06-2014

Realizaram-se, no passado fim-de-semana as comemorações do 19.º aniversário da elevação da Lixa à categoria de cidade.

Foram três dias de animação, com um programa bastante preenchido.

O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, o presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho e vários elementos do Executivo municipal marcaram presença nos vários eventos.

O momento de abertura oficial, na sexta-feira, consistiu numa arruada do grupo de Bombos de Macieira da Lixa, seguida por um sarau cultural levado a efeito pelo Agrupamento de Escolas da Lixa, e da realização do X Encontro de Tunas Académicas.

No sábado, logo pela manhã, procedeu-se ao hastear da bandeira , à celebração de uma missa e a uma cerimónia junto ao Monumento dos Combatentes.

Foi também inaugurada a exposição “Testemunhos sobre a Guerra do Ultramar e do 25 de Abril”.
De tarde, procedeu-se à abertura oficial da exposição dos trabalhos do concurso “Pinta os Transportes”, patente na Casa da Cultura da Lixa.

O Festival Nacional de Folclore “Cidade da Lixa” trouxe animação à cidade. À noite, atuou a Banda de Música da Lixa.
As festividades prolongam-se durante todo o dia de domingo. Às 14 horas, foi levado a efeito o espetáculo cultural denominado “Animalesco”. Ainda de tarde, houve tempo para o Encontro de Coros GRAAL, da Lixa. As comemorações da efeméride terminaram com o espetáculo musical “Talentos da Lixa”, levado a efeito pelas 21 horas, numa iniciativa do Agrupamento de Escolas da Lixa e Berço da Cultura.

A Câmara Municipal de Felgueiras é a entidade organizadora desta iniciativa, contando para o efeito com a colaboração das União de Freguesia de Macieira da Lixa e Caramos, da União de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim e da União Vila Verde e Santão, bem como do Agrupamento de Escolas da Lixa e Berço da Cultura, do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, da Lixanima, do Núcleo dos Combatentes da Lixa, da GRAAL e da Paróquia de Vila Cova da Lixa.

Boletim Municipal #10 2017