Lixa festeja centenário da chegada do comboio

27-08-2014

A Câmara Municipal de Felgueiras promove, durante todo o dia do próximo sábado, dia 30 de agosto, as comemorações do centenário da chegada do comboio à Lixa, ocorrida a 5 de setembro de 1914.

O programa contempla passagens de uma locomotiva a vapor para crianças na Praça Dr. Eduardo de Freitas, naquela cidade – de manhã entre as 10,30 e as 12,30 horas e de tarde entre as 14,30 e as 18 horas.

Desfilará, pelas 15,30 horas, a fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Lixa do e será descerrada uma placa comemorativa dos 100 anos da chegada da máquina a vapor à localidade, na Praça Dr. José Joaquim Coimbra.

De seguida, será inaugurada uma exposição documental e denominada “Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios”, na Casa da Cultura da Lixa Dr. Leonardo Coimbra. A exposição é organizada pelo Arquivo/Biblioteca Municipal de Felgueiras.

Por fim, serão evocadas as figuras ilustres da Lixa o médico Dr. Cerqueira Magro e o antigo presidente da Câmara Municipal de Felgueiras Dr. Eduardo de Freitas.

Boletim Municipal #10 2017