Manuel Ribeiro da Silva - Entrega da Medalha de Mérito na homenagem ao maestro

26-02-2013

Foi uma calorosa homenagem a que a Câmara Municipal promoveu ao felgueirense maestro Manuel Ribeiro da Silva, na passada sexta-feira, dia 22, no salão nobre e no auditório dos Paços do Concelho.

A cerimónia conduzida pelo presidente da autarquia, Inácio Ribeiro, contou com a presença do bispo auxiliar do Porto D. António Taipa, dos vereadores da autarquia, do presidente da Junta de Margaride, José Luís Martins, e do presidente da Assembleia Geral da Banda de Música de Felgueiras, Ernesto Rodrigues.

Foram muitos os felgueirenses que se quiseram associar ao evento, em que ficou bem patente a jovialidade do homenageado, que, ao longo da sua vida, hoje com 100 anos de idade, se destacou como músico e compositor.

O presidente da Câmara congratulou-se exaltando a vida e a obra do homenageado, muitas vezes premiado, e sublinhou: “O senhor Manuel Ribeiro é um ilustre filho da terra, um jovem que pertence à família dos felgueirenses, sendo um exemplo, um verdadeiro testemunho para que os jovens cresçam com amor à arte, à cultura sem se desprenderem das suas raízes”.

D. António Taipa, também, apreciou o percurso do maestro. Fez-lhe votos de muitos anos de vida, dizendo: “Dado que já virou o conta-quilómetros, aos 100 anos, agora será mais fácil…” E felicitou a Câmara por esta iniciativa, fazendo “votos dos maiores sucessos ao serviço desta gente de Felgueiras”.

Ernesto Rodrigues exaltou, também, a obra de Manuel Ribeiro da Silva “pela sua atividade artística e, desta forma, ter levado longe o nome de Felgueiras”.

Manuel Ribeiro da Silva, sempre muito bem disposto, agradeceu o reconhecimento do seu mérito e contou algumas passagens da sua vida de artista, muitas delas inesquecíveis numa existência tão preenchida.

O homenageado foi membro da Orquestra Sinfónica do Porto, desde 1948 até 1981, tendo participado durante este período em mais de 1800 concertos, em Portugal e no estrangeiro, bem como em 19 Temporadas Internacionais de ópera e Ballet, no Teatro S. Carlos, no Coliseu de Lisboa, no Teatro Rivoli e no Coliseu do Porto. Relativamente à composição, é autor de mais de 35 marchas militares e de concerto, sete rapsódias populares e 40 números ligeiros, como hinos e arranjos. No passado dia 6, a Câmara Municipal de Felgueiras deliberou atribuir-lhe a Medalha de Mérito Municipal.